O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Consumidor saindo de loja da Apple com iPhone 12 Pro em mãos

Um cara entra em uma loja da Apple

por Matt Birchler

Publicidade

“Olá, gostaria de comprar um dos novos iPhones, por favor!”

“Claro, aqui está o novo iPhone 12. É rápido, bonito e, no geral, incrível.”

“Legal, eu quero. Essa caixa é muito pequena.”

Publicidade

“Sim, isso porque a Apple está fazendo uma mudança ambiental para reduzir o desperdício e não lhe dar mais um carregador quando você, um cliente fiel à Apple, provavelmente já tem toneladas deles.”

“Eu compro novos iPhones de dois em dois anos, desde que os iPhones existem, sou extremamente leal! Posso usar um dos muitos carregadores que já tenho em minha casa?”

“Bem, não, veja que o cabo Lightning incluído não funciona com nenhum carregador que enviamos com iPhones, exceto o iPhone 11 Pro do ano passado.”

Publicidade

“Ok, então, acho que está tudo bem, acho que posso usar um dos cabos menos desgastados que tenho em casa para carregar esse telefone.”

“Não se precipite muito, porque temos essa nova tecnologia de carregamento que achamos que você vai adorar: MagSafe. É um carregamento sem fio, mas ele é mais rápido que iPhones antigos e os ímãs tornam tudo mais confiável, também.”

“Fantástico, vamos em frente. Parece que ele custa US$40. É um pouco a mais, mas parece legal, então vamos lá.”

Publicidade

“Vou adicioná-lo à sua bolsa. Agora me diga, você tem um carregador USB-C de 20W da Apple para usar com ele? Ele também não vem com um carregador e, para obter as velocidades anunciadas, você precisa usar esse carregador. Literalmente, nenhum outro carregador terá essa velocidade.”

“Bem, eu não tenho, até porque esse carregador não era vendido até agora.”

“Então vamos colocar um desses na sua sacola também. Agora você está levando a experiência completa do iPhone 12 que anunciamos e que você gostaria de ter!”

“Parece que vai funcionar muito bem, mas agora eu tenho um novo telefone, dois novos cabos e um novo carregador, mas o carregador não veio com o iPhone porque isso deveria ajudar a reduzir o desperdício?”

“Isso mesmo. Obrigado por comprar as coisas que nossos anúncios dizem que você deve comprar e aproveite o seu novo iPhone.”


Veja, eu não estou argumentando contra iniciativas corporativas para reduzir o desperdício. A conversa teórica acima visa ilustrar como essa mensagem ambiental pode soar vazia para os consumidores.

Sim, remover o carregador das caixas de cada iPhone reduzirá o desperdício e permitirá que a Apple despache mais iPhones em menos aviões/trens/caminhões. Mas, se você expandir sua visão um pouco, poderá realmente ver como nenhuma área de marketing apoia esse objetivo e, na verdade, vai contra ele. Eles introduziram um novo método de carregamento que fará com que muitas pessoas comprem um novo carregador de qualquer maneira. Eles estão promovendo uma tecnologia de carregamento sem fio que desperdiça muito mais eletricidade do que o carregamento com fio e eles têm um programa de upgrade do iPhone que incentiva pessoas a obterem um novo iPhone a cada 12 meses.

Nada disso quer dizer que eu odeio a Apple ou estou prestes a devolver meu iPhone e usar um Android em tempo integral. Sou crítico da Apple porque gosto muito da empresa e não acho que essa mensagem ambiental se sustenta tão bem quanto deveria.


Texto originalmente publicado no BirchTree. Tradução autorizada por Matt Birchler.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Aplicativo Clips 3.0

App Clips ganha novo design, gravação de vídeo em HDR e mais

Próximo Artigo
Central de Notificações no macOS Big Sur

Apple inicia testes do… macOS Big Sur 11.0.1?

Posts Relacionados