A Apple e o Google fizeram um alerta para todos os desenvolvedores de suas respectivas plataformas, apontando que eles devem remover a tecnologia de rastreamento fornecida pela empresa X-Mode Social de seus apps, sob o risco de terem seus softwares banidos das lojas de aplicativos.
As gigantes da tecnologia querem, com isso, evitar que a X-Mode Social colete informações de localização de usuários depois que a empresa foi acusada de fornecer dados para militares dos Estados Unidos. As informações são do The Wall Street Journal1Matéria fechada para assinantes..
A Apple está dando aos seus desenvolvedores até duas semanas para remover os rastreadores da X-Mode; mais especificamente, a gigante de Cupertino descobriu que 100 apps de 30 desenvolvedores diferentes incluíam os recursos de coleta de dados da empresa. Enquanto isso, o Google está dando apenas uma semana para que os desenvolvedores tomem providências.
No mês passado, o VICE publicou uma reportagem explicando como a X-Mode coleta dados diretamente de aplicativos e, em seguida, os vende para contratantes do governo que os repassam para os militares americanos. A X-Mode paga aos desenvolvedores para incluir seu SDK2Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software. em seus aplicativos e, de acordo com o CEO3Chief executive officer, ou diretor executivo. da X-Mode, mais de 25 milhões de dispositivos nos EUA e 40 milhões em outras regiões usam a tecnologia.
Em um comunicado, o senador americano Ron Wyden, que lançou uma investigação sobre a X-Mode, disse que a Apple e o Google estão “fazendo a coisa certa”:
Os americanos estão cansados de aprender sobre aplicativos que vendem suas informações de localização e outros dados confidenciais para qualquer pessoa com um talão de cheques, inclusive para o governo. A Apple e o Google merecem crédito por fazer a coisa certa e exilar a X-Mode Social, a empresa de rastreamento, de suas lojas de aplicativos. Mas ainda há muito mais trabalho a ser feito para proteger a privacidade dos americanos, incluindo erradicar os muitos outros corretores de dados que estão sugando dados dos telefones dos americanos.
Em resposta às acusações, a X-Mode disse que está “reavaliando” seus contratos com o governo, mas acrescentou que esses contratos impediam terceiros de vincular dados de localização de dispositivos a informações de identificação pessoal, como nome ou endereço.
via AppleInsider
Notas de rodapé
- 1Matéria fechada para assinantes.
- 2Software development kit, ou kit de desenvolvimento de software.
- 3Chief executive officer, ou diretor executivo.