Em mais uma iniciativa para colocar no seu portfólio de ações sociais, a Apple passou a aceitar recentemente inscrições para um programa de mentoria que começará a realizar em breve. Intitulado Launch@Apple, o programa selecionará universitários de primeira geração — isto é, os primeiros de suas famílias a fazer o ensino superior — para oferecer ensinamentos e oportunidades em uma série de áreas.
Ao contrário do que se poderia imaginar, o programa não é focado nas áreas de tecnologia: nessa primeira edição, poderão se inscrever universitários (no primeiro ou segundo ano de faculdade) de áreas como finanças, matemática, economia, administração, negócios, análise de dados e contabilidade.
Os candidatos precisam ter pais ou guardiões legais que não se formaram na universidade e devem se interessar por “aprender sobre o mundo das finanças em um ambiente dinâmico e inovador”. O MacRumors obteve um documento PDF da Maçã explicando o programa com mais profundidade, que pode ser lido no Scribd.
Ao final da fase de seleção, cada universitário selecionado terá seu próprio mentor da Apple. A função dos mentores será dar conselhos sobre rumos de carreira, apontar possíveis direções promissoras dentro dos interesses do estudante para crescimento profissional, abrir portas para estágios e mesmo empregos futuros.
A Apple ainda não anunciou publicamente a iniciativa, mas estudantes que quiserem se candidatar já podem enviar um email ao endereço launch@apple.com respondendo à lista de questões incluída no PDF linkado acima — o prazo para envio da mensagem é o dia 8 de janeiro de 2021. O programa está aberto para universitários que não nasceram nos Estados Unidos, mas infelizmente parece ser exclusivo para estudantes de instituições do país.
Se você está no público-alvo, boa sorte!