App transforma iPhone numa câmera de documentos para videoconferências Totalmente gratuito, e perfeito para professores

Overviewer, app para transformar iPhone em câmera de documentos

Alguns profissionais, especialmente da área da educação, que passaram a usar ferramentas de videoconferência durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) certamente depararam-se com um problema: a dificuldade de exibir aos seus interlocutores um documento físico, em papel — como uma apostila sendo resolvida em tempo real, ou um livro com determinadas passagens destacadas pelo professor/mestre da reunião.

Publicidade

Foi exatamente com esse problema em mente que o desenvolvedor Charlie Chapman criou o Overviewer. Inspirado nas dificuldades da sua esposa, que é professora de educação infantil, Chapman desenvolveu um aplicativo que transforma o iPhone numa câmera de documentos — isto é, basta você apontar o smartphone diretamente para a sua mesa (uma pilha de livros pode ser muito útil para isso) e colocar o documento na posição certa para que todas as pessoas na videochamada possam acompanhar a aula/leitura/reunião de forma simples e prática.

A vantagem do Overviewer é tem todos os instrumentos para tornar esse processo mais fácil. Por exemplo, ele não ativará a rotação da imagem mesmo que o iPhone esteja de lado, e você pode ligar ou desligar o flash sempre que quiser com apenas um botão.

O vídeo abaixo mostra o aplicativo em uso:

A forma mais fácil de usar o Overviewer é em combinação com o Zoom, já que o cliente da plataforma para Mac permite que você transmita a tela do seu iPhone diretamente aos seus interlocutores via AirPlay ou conectando o smartphone ao computador por meio de um cabo Lightning.

Caso você esteja usando um outro serviço de videoconferências, entretanto, também é possível usar o aplicativo com uma ajudinha do QuickTime:

Está no Mac mas não usa o Zoom? Você pode compartilhar seu iPhone em qualquer software de videoconferência que permita compartilhar a tela do seu Mac.
– Abra o QuickTime.
– Selecione Arquivo » Nova Gravação de Filme.
– Toque na setinha ao lado do botão de gravar e selecione seu iPhone.
– Compartilhe o app do QuickTime na chamada.

O Overviewer é uma ferramenta completamente gratuita e pode ser baixada na App Store. Vale a pena conferir — e parabéns ao desenvolvedor pela iniciativa!

via 9to5Mac

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários