O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

DenPhotos / Shutterstock.com
App Mensagens no iPhone (iMessage)

Bug impede prévia de links do Instagram no iMessage; rede corrigirá

O problema já vem sendo relatado há quase nove meses por usuários

Se você usa o iMessage no seu dia a dia e enviou, nos últimos meses, o link de alguma postagem do Instagram para algum contato dentro do mensageiro, possivelmente notou um comportamento estranho: nenhuma prévia para o conteúdo em questão foi gerada dentro do próprio aplicativo.

Publicidade

Caso você tenha passado por isso, saiba que o problema é geral: usuários do iMessage começaram a relatar problemas parecidos desde junho do ano passado(!), nos fóruns de suporte da Apple e no Reddit. Houve quem suspeitasse, inclusive, que a falha era proposital e o Instagram estava simplesmente “obrigando” os usuários a clicar/tocar nos links para visualizar o conteúdo em seus domínios.

Bom, aparentemente não é o caso: em declaração ao Mashable, a rede finalmente confirmou que o comportamento não é o esperado, e que trabalhará para resolver a falha. O Instagram não informou um prazo para corrigir o bug, entretanto.

Ao menos, a equipe já tem uma pista para resolver a situação. De acordo com a equipe de pesquisadores de cibersegurança Mysk, o problema é relativamente simples: quando o iMessage tenta abrir o link para capturar os metadados (imagem, legenda, etc.), o Instagram redireciona o mensageiro para uma página de login — que, obviamente, não contém nenhum desses metadados.

Não se sabe o motivo de o iMessage, especificamente, ter este problema (outros mensageiros capturam prévias do Instagram normalmente, como você pode testar no WhatsApp ou no Telegram), mas ao menos a coisa toda poderá ser resolvida sem muita dificuldade.

Não custa lembrar que toda a questão de prévias de links tem sido discutida com cuidado pela comunidade de cibersegurança desde que se descobriu que essa simples funcionalidade representaria, em alguns casos, um risco sério de privacidade para os usuários. Na última semana, inclusive, o Facebook e o Instagram desativaram as prévias de links dos seus domínios na Europa porque o processo não cumpre com as normas de privacidade digital da União Europeia — nada indica, entretanto, que essa movimentação tenha algo a ver com o tal bug do iMessage.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone sem recorte frontal

Apple estuda tecnologia para integrar o Face ID à tela

Próximo Artigo

Aplicativo Apple TV chega a Chromecasts com Google TV

Posts Relacionados