O melhor pedaço da Maçã.

Teriam os iPhones 12 um problema de descoloração nas laterais? [atualizado]

O fenômeno parece ser mais associado a modelos coloridos dos smartphones

Mais um dia, mais um — possível — problema envolvendo produtos da Apple. Hoje, o site Svetapple.sk chegou com uma hipótese não muito animadora para compradores de modelos dos iPhones 12 e 12 mini: a de que os smartphones podem sofrer, com o tempo, um efeito de descoloração nas suas laterais.

Publicidade

A bem da verdade, a amostra coletada do problema até o momento é mínima: apenas uma unidade. Ainda assim, o efeito é evidente: o iPhone 12 (PRODUCT)RED, usado basicamente como dispositivo de testes na redação do site, esteve protegido numa case transparente desde a sua aquisição, quatro meses atrás, e neste curto período o alumínio anodizado das laterais claramente já perdeu parte da sua cor.

  • Problema de descoloração em iPhone 12 (PRODUCT)RED
  • Problema de descoloração em iPhone 12 (PRODUCT)RED
  • Problema de descoloração em iPhone 12 (PRODUCT)RED
  • Problema de descoloração em iPhone 12 (PRODUCT)RED

Estranhamente, a descoloração não é uniforme: ela ocorre de forma mais evidente nos cantos do aparelho (especialmente o mais próximo ao módulo de câmera), enquanto as partes retas ainda têm basicamente a cor original.

A matéria aponta ainda para um tópico nos fóruns de suporte da Apple, no qual consumidores relatam problemas parecidos em aparelhos anteriores, como o iPhone 11 e o iPhone SE de segunda geração — e não só em modelos (PRODUCT)RED, mas também em cores como o verde e o preto. Em nenhum dos casos, entretanto, a descoloração se apresentou de maneira tão rápida quanto nesse do iPhone 12.

Publicidade

O próprio site aponta um motivo para o fenômeno: segundo o Svetapple.sk, nem todo alumínio empregado na lateral dos iPhones é anodizado — o processo, que torna o material mais resistente, é aplicado apenas nas versões prateada e dourada dos smartphones. Os modelos coloridos e o preto são pintados, portanto, podem ser mais suscetíveis a processos de descoloração e outros danos estéticos.

Ainda assim, ficaremos de olho para o possível surgimento de novos casos — apesar de o problema ser meramente estético, é de se esperar que a Apple tenha algo a dizer sobre isso caso muitos iPhones 12 comecem a perder a cor nos próximos meses. A ver.


Comprar iPhone 12 de Apple Preço à vista: a partir de R$5.129,10
Preço parcelado: a partir de R$5.699,00 em até 12x
Cores: azul, roxo, verde, branco, preto ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 64GB, 128GB ou 256GB

Atualização, por Eduardo Marques 15/03/2021 às 17:29

Aos poucos, é claro, vão surgindo mais casos. Esse, compartilhado pelo designer Ben Geskin, mostra claramente o problema acontecendo em um iPhone 11 (da sua esposa):

Que coisa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedor cita problemas ao portar Linux pra Macs com M1

Próx. Post

iOS 14.5, iPadOS 14.5, macOS Big Sur 11.3, watchOS 7.4 e tvOS 14.5 chegam às quartas versões beta

Posts Relacionados