O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Conheça as diferenças entre os níveis de contas do macOS

Descubra também como transformar uma conta padrão em uma de administrador

Já falamos recentemente por aqui sobre como criar uma conta de convidado e um grupo de usuários no macOS.

Publicidade

Hoje, vamos explicar quais são as diferenças entre as contas padrão, administrador e de compartilhamento, além de mostrar como converter um usuário padrão em administrador no sistema. Vamos nessa? 👨‍💻

Conta de usuário no macOS

Diferenças entre os tipos de conta no macOS

Atualmente, você pode escolher entre três tipos de contas no macOS.

Padrão

Conta de usuário no macOS

A conta padrão possibilita que usuários possam instalar aplicativos e fazer os seus próprios ajustes como preferirem. Por outro lado, eles não conseguem adicionar outros usuários ao computador ou fazer ajustes importantes nas contas deles.

Administrador

Conta de usuário no macOS

A de administrador, por outro lado, oferece um leque maior de privilégios. Com ela, é possível adicionar novos usuários e gerenciá-los. Inclusive, quando você configura o Mac pela primeira vez, a conta é criada automaticamente como sendo de administrador. Posteriormente, caso queria, você também pode adicionar novos usuários como administradores.

A Apple recomenda, porém, que você não configure o início de sessão automático com uma conta de administrador. Assim, você não corre o risco de deixar o seu computador vulnerável a outras pessoas.

O administrador tem também acesso total ao drive do Mac, sendo capaz de alterar arquivos de sistema e até executar comandos do Terminal como root, usando o comando sudo. Basicamente, é uma conta sem limitações.

Apenas Compartilhamento

Conta de usuário no macOS

A conta de apenas compartilhamento, como o próprio nome já diz, permite que usuários possam acessar apenas arquivos compartilhados de forma remota, não sendo possível iniciar a sessão no computador ou fazer ajustes nas contas contidas nele.

Para fazer isso, você talvez tenha que dar a permissão de acesso ao usuário em um dos arquivos que deseja compartilhar ou, por exemplo, acesso à tela compartilhada. Isso pode ser feito nos ajustes em “Compartilhamento de Arquivo”, “Compartilhamento de Tela” ou “Gerenciamento Remoto”, indo em Preferências do Sistema » Compartilhamento.

Converter uma conta padrão em uma de administrador

Se quiser, é possível transformar uma conta padrão do sistema em uma de administrador, dando assim acesso completo aos privilégios supracitados.

Para fazer isso, vá em Preferências do Sistema » Usuários e Grupos. Clique no cadeado localizado no canto inferior esquerdo e digite a senha do sistema para poder fazer as alterações.

Conta de usuário no macOS

Em seguida, selecione o usuário que possua uma conta padrão e marque a caixa ao lado de “Permitir ao usuário administrar este computador”.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Acessibilidade

Acessibilidade: como usar o Controle por Voz no Mac

Próximo Artigo
Digital Touch no Apple Watch

Como enviar desenhos, toques ou batimentos cardíacos pelo app Mensagens [iPhone, iPad e Apple Watch]

Posts Relacionados