O melhor pedaço da Maçã.
AMNY
Congresso dos Estados Unidos

EUA investigarão intimação do governo Trump à Apple por dados de políticos

O caso está dando o que falar no cenário político dos EUA

Hoje mais cedo, falamos aqui sobre a revelação de que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, ainda durante a administração do ex-presidente Donald Trump, intimou a Apple para a obtenção de dados de dois políticos do Partido Democrata e suas famílias — a intenção do DoJ era descobrir fontes de alguns relatos da mídia acerca de conexões de associados de Trump com a Rússia.

Publicidade

Agora, já temos mais informações sobre o caso: de acordo com a MSNBC, um órgão interno do próprio Departamento de Justiça iniciou uma investigação profunda sobre o ocorrido, com o objetivo de analisar as ações do departamento durante o governo Trump.

Desde que a intimação foi revelada, hoje pela manhã (os documentos estavam sob proteção de justiça desde 2017, quando ocorreu a entrega dos dados), vários políticos do Partido Democrata expressaram indignação com o caso.

O parlamentar Adam Schiff, um dos políticos que teve seus dados expostos, afirmou que a investigação é um “primeiro passo importante”, mas não prescindirá a necessidade de “outras formas de vigilância e responsabilização, incluindo vigilância pública do Congresso”. O democrata falou também que o DoJ precisa cooperar nesses esforços.

Publicidade

Já o congressista Eric Swalwell, que também teve seus dados expostos na intimação, classificou os atos do governo Trump como “ditatoriais” no Twitter:

Como muitos dos ditadores mais desprezíveis do mundo, o ex-presidente Trump mostrou um descaso absoluto com a democracia e a forma da lei. Esta é a minha declaração.

A Apple, por sua vez, não se pronunciou sobre o caso — mas será interessante acompanhar se a Maçã desempenhará um papel ativo na investigação, ainda mais considerando a defesa pública cada vez mais forte em relação à privacidade dos seus usuários. Vamos acompanhar.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: as novidades do FaceTime no iOS 15

Próx. Post

Apple Pay: AMEX e Mastercard (do Bradesco) chegarão no 3º trimestre

Posts Relacionados