O melhor pedaço da Maçã.

HDD do Time Capsule pode apresentar falha; troca é recomendada

Fique de olho e não perca seus backups
iFixit abre nova AirPort Time Capsule

A linha de roteadores AirPort foi aposentada pela Apple em 2018, mas muita gente ainda usa os (amplamente elogiados) dispositivos como suas soluções de rede — e também de backup, no caso do AirPort Time Capsule. Pois aqui vai um aviso importante para quem tem em casa um Time Capsule de quinta geração, com HDD de 2TB ou 3TB.

Publicidade

De acordo com a empresa alemã de recuperação de dados Datenrettung Berlin, os discos rígidos Seagate Grenada — exatamente os modelos utilizados nesses Time Capsules — sofrem de uma falha de design significativa que, mais cedo ou mais tarde, faz com que os dispositivos de armazenamento sejam inutilizados, com perda total de dados.

Mais precisamente, o problema tem a ver com a rampa que conecta a cabeça de leitura com o disco de armazenamento em si. Como a rampa é feita de dois materiais diferentes, a constante expansão e contração dos componentes faz com que, eventualmente, a peça se quebre — fenômeno potencializado pelo design do Time Capsule, que não oferece muita ventilação para o HDD.

Com a quebra da rampa, a cabeça de leitura perde a regulagem de aproximação dos discos magnéticos, passando a arranhar catastroficamente a superfície de armazenamento. Desta forma, os discos são eventualmente destruídos e os dados, perdidos.

Publicidade

Segundo os pesquisadores alemães, a falha é a causa de quase todos os defeitos apresentados por AirPorts Time Capsule ao redor do mundo, e a recuperação de dados é quase impossível — em alguns casos, a depender do nível de dano, é possível recuperar algumas coisas com uma ação extremamente especializada (e cara), mas em quase todas as situações a perda é total.

Os modelos do Time Capsule equipados com HDDs Seagate Grenada são os seguintes:

  • 2TB: ME177Z/A (com disco Seagate Grenada ST2000Dm001)
  • 3TB: ME182Z/A (com disco Seagate Grenada ST3000DM001)

Você pode checar o código do seu modelo na parte de baixo do dispositivo ou no aplicativo Utilitário AirPort.

Publicidade

A Apple ainda não se pronunciou sobre a questão, mas para usuários que dependem sensivelmente dos seus backups, os pesquisadores recomendam que seja feita a troca do disco rígido por outros modelos — a iFixit tem um guia completo de como realizar a operação, que não é das mais complexas.

Fiquem de olho, portanto — afinal de contas, ninguém quer perder seus backups, não é verdade?

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Empresas temem que iCloud+ acabe com práticas de rastreio de usuários

Próx. Post

Vídeo: o novo gerenciador de senhas do macOS Monterey 12 (e do Safari 15)

Posts Relacionados