Se você é um daqueles usuários que sonham com um sistema operacional para o iPad que lhe permita utilizar o tablet como uma ferramenta de produtividade dedicada ou um “computador de verdade”, o aplicativo shiftscreen pode resolver, em parte, essa sua frustração.
A ideia do app é resolver um dos maiores problemas quando se trata de produtividade no iPadOS: a multitarefa. O shiftscreen faz uso completo da API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de monitores do sistema e permite que você o utilize em diversas janelas flutuantes — assim como um computador tradicional.
Como o app não tem permissão para abrir janelas de outros aplicativos no seu ambiente nativo, ele é basicamente “uma série de apps dentro de um”. Ele conta com um navegador que pode ser dividido em diversas janelas e diversos miniapps, um leitor de PDF, uma calculadora, além de outros dedicados a apps como Arquivos, Fotos, Calendário, Lembretes e até mesmo Slack.
Além disso, quando conectado a um display externo, o shiftscreen faz uso completo da tela e consegue ser executado na resolução nativa — sem aquelas barras pretas nas laterais. O app ainda é compatível com teclado e mouse do iPadOS, e também é possível utilizar o iPhone como trackpad.
Apesar de o app ser útil apenas para sites ou aplicativos web, ele melhora bastante a experiência de uso do iPad para quem utiliza monitores externos e faz o uso desse tipo de software.
Ainda é possível dividir a tela do shiftscreen com outros aplicativos do iPadOS usando o modo Split Screen. A conexão com o monitor pode ser feita via USB-C, HDMI e até AirPlay.
O aplicativo foi criado pelo desenvolvedor Yannik Schrade, e faz com que o iPad se torne realmente uma ferramenta de produtividade — permitindo, assim, uma maior flexibilidade na hora de trabalhar com o aparelho.
Aos interessados, o shiftscreen está disponível na App Store por R$45. Acima, você encontra um vídeo mostrando um pouco mais das funcionalidades do app!
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.