O melhor pedaço da Maçã.

DXOMARK testa qualidade de videoconferências no MacBook Pro

Contra a webcam de outros laptops, uma dedicada e contra a câmera do iPhone 12 Pro Max!
FaceTime no novo MacBook Pro

Dentre os diversos e elaborados testes/comparações realizados pelo DXOMARK, a análise da qualidade de videoconferências em laptops não era um deles… bem, até agora.

Publicidade

Recentemente, o laboratório publicou um artigo comparando as webcams e os microfones de alguns modelos de laptops (incluindo os do novo MacBook Pro) para saber qual se dá melhor e como eles se comparam a webcams dedicadas e também a smartphones.

Nesses testes, o MacBook Pro foi colocado contra o ASUS ExpertBook P5440FA (rodando Windows), o Lenovo IdeaPad Flex 5 (rodando o Chrome OS) e o HP ProBook 2X7G2EA#ABF (Windows) — começamos com belos nomes, não? 😓

Captação de áudio

Segundo o DXOMARK, o laptop precisa capturar as vozes de todos os usuários na sala corretamente (360° ao redor do dispositivo para reuniões; na frente do dispositivo em uma videochamada individual) e reproduzir fielmente as vozes recebidas do aplicativo utilizado.

Publicidade

Durante os testes, o MacBook Pro levou a melhor na qualidade de captação de áudio.

Qualidade de vídeo

Em termos de qualidade de vídeo, o laboratório afirma que uma boa exposição e cores naturais são essenciais para videochamadas. Isso é algo desafiador devido aos sensores pequenos presentes na maioria das webcams embutidas, mas novamente o MacBook Pro levou a melhor — oferecendo, de longe, a melhor qualidade de imagem. Bem atrás dele veio o HP ProBook, em segundo lugar.

O Lenovo IdeaPad ficou em terceiro, visto que não consegue acompanhar a HP em termos de exposição. Já o ASUS ExpertBook ficou em último lugar, devido à baixa exposição em pouca luz e cores, bem como a falta de alcance dinâmico e um péssimo comprometimento de textura/ruído.

YouTube video
YouTube video
YouTube video

O DXOMARK ainda notou que, em cenários de pouca luminosidade, o MacBook Pro e o HP ProBook gerenciaram tons de pele mais vívidos, exposição um pouco mais brilhante e melhor relação textura/ruído do que o Lenovo e o ASUS.

Publicidade

Analisando, ainda, os alto-falantes das máquinas, o DXOMARK notou que o MacBook Pro oferece uma excelente reprodução geral de som para um laptop, com graves de qualidade.

E contra o iPhone 12 Pro Max e webcams dedicadas?

Bom, aí a história é outra. Graças, principalmente, aos seus sensores maiores, não é de se espantar que o iPhone 12 Pro Max (modelo usado para o teste) se saiu bem melhor em quase todos os sentidos.

A webcam externa usada para comparação, a Logitech Brio 4K, ficou um pouco atrás em termos de exposição e alcance dinâmico, mas tem uma renderização de tom de pele mais natural e melhores detalhes, mesmo com todos os vídeos gravados em resolução 1080p.

YouTube video
YouTube video
YouTube video

De qualquer forma, o DXOMARK notou que o MacBook Pro está em um nível de qualidade semelhante ao da Logitech Brio, mas que o iPhone supera os dois com facilidade.

Publicidade

Eis um sumário completo:

Para conferir mais detalhes sobre os testes, basta acessar o artigo completo aqui.


Comprar MacBooks Pro de 14″ e 16″ de Apple Preço à vista: a partir de R$21.599,10
Preço parcelado: a partir de R$23.999,00 em até 12x
Cores: preto-espacial, cinza-espacial ou prateado
Chips: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 10 núcleos), M3 Pro (CPU de 11 ou 12 núcleos; GPU de 14 ou 18 núcleos) ou M3 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 30 ou 40 núcleos)
Memória: 8GB, 18GB, 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oculus Quest 2 ganhará integração com o app Saúde do iOS

Próx. Post

Apple lança novo curta divertido destacando produtos e serviços

Posts Relacionados