Usuários do popular utilitário iMazing já podem instalar a versão 2.16 do software, a qual chegou com suporte completo ao iOS 16.1, novas opções de backup e muito mais. Totalmente gratuita para quem já tem a licença dele, a atualização também corrige alguns bugs.
A primeira grande novidade diz respeito ao sistema de backups do iMazing. Agora, ao conectar um iPhone ou um iPad pela primeira vez, o utilitário dá duas opções para o usuário: fazer um backup completo e restaurável ou salvar apenas dados de acesso do dispositivo, deixando arquivos de mídia (como fotos, vídeos e mensagens) de lado. Essa opção pode ser bastante útil caso você tenha pouco espaço de armazenamento sobrando no seu Mac/PC.
Além disso, ao trocar a localização de um backup nas opções do dispositivo, o iMazing pergunta agora para usuário se ele deseja copiar os dados mais recentes para o novo diretório — isso caso já não haja um backup existente. Também é possível desassociar backups de seus respectivos dispositivos por meio da sidebar, bem como apagar vários backups de uma vez, deixando apenas o mais recente.
Outra seção do software que também recebeu uma atenção especial nessa atualização foi o gerenciador de fotos, que agora consegue converter vídeos em HEVC (H.265) para MPEG-4 (H.264). Para isso, basta ir abrir as preferências do utilitário, clicar em “Fotos” e selecionar a opção de conversão desejada.
Ademais, com a nova versão, também é possível baixar fotos e vídeos diretamente do iCloud. Muito útil para momentos em que um arquivo específico não estiver salvo localmente no dispositivo, o recurso pede apenas que o usuário entre com seu ID Apple, o qual permanece salvo apenas nos servidores da Maçã para uma maior segurança.
Assistências técnicas que usam o iMazing nos seu reparos agora podem escolher apagar todo o cache do utilitário sempre que ele for fechado como uma forma de proteger os dados e a privacidade dos seus clientes. Outra opção é configurar o software para que ele desconecte por completo todos os dispositivos, impedindo que alguém volte a ter acesso aos dados de um usuário quando ele for reiniciado.
Por fim, ao escolher deletar todos os dados de um dispositivo, o usuário pode optar por preservar apenas os dados do eSIM, facilitando a configuração do dispositivo. O utilitário também permite bloquear qualquer troca de dados por aproximação com o assistente de configuração do iOS enquanto o aparelho estiver conectado ao iMazing.
E aí, curtiram as novidades? É possível adquirir e baixar o iMazing nessa página.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.