Um dos motores gráficos mais populares do mercado, o Unreal Engine, foi atualizado nesta semana pela Epic Games para a sua versão 5.2, a qual chega com boas novidades — especialmente para usuários de Macs e iPads.
A partir de agora, o Unreal Editor roda nativamente em computadores equipados com chips da família Apple Silicon, o que deve trazer mais estabilidade e performance para a ferramenta em Macs mais recentes. De acordo com a Epic, ele roda agora num binário universal, o que significa que o editor também continuará rodando perfeitamente em máquinas com chips da Intel.
Outra novidade que deverá chamar a atenção de usuários da Apple é o novo app para operações ICVFX em cena feito para o iPad. Ele permitirá que cineastas usem a tela sensível ao toque do tablet da Maçã para realizar uma série de ajustes em sets de filmagem virtuais, como operar a gradação de cor e inserir cards de luz, por exemplo.
De acordo com a Epic, esse app dará mais liberdade para os cineastas, que poderão usar o iPad enquanto andam pelo estúdio para visualizar suas alterações em tempo real. A desenvolvedora, entretanto, ainda não divulgou uma data de lançamento para o aplicativo.
Além disso, o Unreal Engine 5.2 também conta agora com um framework de geração de conteúdo procedural (Procedural Content Generation, ou PCG) que permite preencher cenas grandes com recursos do próprio motor gráfico, acelerando o processo de criação. Essa novidade também traz um novo componente de tempo de execução que realiza alterações no mundo em tempo real de acordo com mudanças de jogabilidade e geometria.
Temos, ainda, a Substrate, ferramenta que permite alterar “o visual e o impacto dos objetos em aplicativos de tempo real”, como jogos e conteúdos lineares. Por fim, há uma nova amostra do ML Deformer, tecnologia que usa aprendizado de máquina para criar personagens de alta fidelidade em tempo real com deformações de pele e músculo.
É possível fazer o download do Unreal Engine 5.2 nessa página.
via TechPowerUp