A 75ª edição anual dos Emmy Awards de Engenharia, Ciência e Tecnologia reconheceu hoje contribuições inovadoras para o mundo do audiovisual e, entre os homenageados deste ano, está David Eubank — responsável pelo aplicativo pCAM Pro.
Desenvolvido exclusivamente para os dispositivos da Apple, o app conta com 26 ferramentas de cinematografia para profissionais de cinema e TV. Elas incluem seleção de formatos de lentes e sensores de câmera, determinações de equilíbrio de exposição e cor e mais.
Um recurso de destaque enfatizado pelo comitê do Emmy é a capacidade do aplicativo de fornecer pré-visualizações precisas de combinações de lentes e câmeras, o que serve como um recurso crucial para as equipes de produção no set.
O pCAM Pro é um aplicativo móvel desenvolvido para dispositivos iOS da Apple que oferece um conjunto completo de 26 ferramentas de cinematografia projetadas para profissionais de televisão e cinema.
Essas ferramentas incluem cálculos para orientar decisões sobre a concepção de tomadas de câmera, design e construção de cenários, seleção de lentes e formatos de sensores de câmera, obtenção de exposição e equilíbrio de cores adequados, criação de iluminação sem cintilação e designs de iluminação, e efeitos de luz para os olhos e iluminação funcionais, entre outros.
Notavelmente, permite a pré-visualização precisa de combinações específicas de lente e câmera, tornando-se uma ferramenta inestimável para as equipes de filmagem.
O pCAM Pro está disponível para iPhones e iPads na App Store por R$150, mas também pode ser instalado em um Mac com Apple Silicon. Para rodá-lo, é preciso ter uma máquina com, pelo menos, o iOS/iPadOS 13.0 ou o macOS Big Sur 11.
A cerimônia oficial do Emmy Awards para televisão, inicialmente programada para setembro, foi adiada para 15 de janeiro de 2024, devido às greves dos atores e roteiristas de Hollywood. A Apple, vale lembrar, recebeu mais de 50 indicações.
via Variety