Quatro dias após corrigir o polêmico bug que fazia com que fotos antigas reaparecessem em iPhones e iPads, a Apple prestou mais esclarecimentos sobre o que estaria ocasionando o problema. De acordo com detalhes fornecidos ao 9to5Mac, a empresa negou que as fotos que reapareceram estavam armazenadas no Fotos do iCloud.
Como já havia alegado no changelog do iOS 17.5.1, a empresa afirmou se tratarem de imagens corrompidas presentes no banco de dados do próprio sistema de arquivo dos aparelhos, as quais não haviam sido excluídas por completo. Surge, então, a dúvida: como imagens tiradas anos atrás em outro aparelho reapareciam mesmo em novos dispositivos?
Segundo a empresa, isso poderia acontecer através de uma transferência direta do conteúdo de um iPhone antigo para um novo ou da restauração de um backup — que pode ter sido até mesmo um backup do iCloud, já que ele que acaba levando consigo os arquivos armazenados no aparelho anterior.
A empresa também negou que imagens tiradas por um usuário antigo de um aparelho tenham reaparecido para outro usuário (um novo dono, no caso) mesmo após uma restauração completa do sistema — como uma publicação no Reddit (já excluída) havia afirmado ter acontecido.
Segundo a empresa, ao selecionar a opção para “Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes”, todos os arquivos e conteúdo são excluídos permanentemente do aparelho e não há chances de que fotos antigas reapareçam — o que pode indicar que o usuário em questão não realizou o procedimento antes de vender o aparelho ou que simplesmente fabricou o relato.
Outra coisa importante destacada pelo site é que a correção do iOS/iPadOS/tvOS 17.5.1 não exclui as fotos que reapareceram para os raros usuários atingidos pelo bug, então caso você tenha sido afetado pelo problema é necessário excluir manualmente as imagens indesejadas pelo aplicativo Fotos.