Uma experiência do cientista da computação Josh Whiton [@joshwhilton] o fez descobrir algo bastante curioso: algumas marcas de produtos chineses falsificados estão enganando descaradamente quem adquire fones de ouvido com Lightning. Isso porque os supostos fones com fio simplesmente precisam do Bluetooth para funcionar.
É isso mesmo que você leu: a porta Lightning desses produtos é pura fachada e os dispositivos, na verdade, funcionam com tecnologia sem fio — cujos custos de fabricação, aparentemente, são menores que os de fones que utilizam a tecnologia proprietária da Apple (a qual está com os dias contados, diga-se).
Isso não chega a ser novidade, afinal fones assim já existem no mercado há um tempo. Mas a notícia ganhou notoriedade agora por conta do relato de Whiton, que precisou adquirir um desses fones para usar durante um voo. Ao tentar conectá-los ao iPhone, no entanto, eles simplesmente não funcionavam — e a mesmíssima coisa aconteceu com outras unidades compradas posteriormente para tentar resolver o problema.
Foi aí que alguém simplesmente deu a solução milagrosa: “Você precisa estar com o Bluetooth ligado.” Dito e feito: assim que ligou o Bluetooth e conectou os fones à porta Lightning, o aparelho misteriosamente ofereceu o emparelhamento do novo acessório detectado, algo que as pessoas no local (loja onde ele estava) trataram com normalidade.
Em vez de se adequarem ao padrão da Apple, essas empresas fabricaram fones de ouvido que recebem áudio via Bluetooth — evitando as especificações da Apple — enquanto alimentam o chip Bluetooth por meio de um cabo com fio, evitando assim a necessidade de bateria.
Segundo ele, até mesmo adaptadores Lightning para P2 (conector de 3,5mm) foram feitos usando a mesma estratégia — assim como os fones em si, com o selo Lightning na caixa e sem qualquer menção ao Bluetooth — o que o profissional enxerga (com razão) como um tremendo “oportunismo” dessas empresas.
Quem aqui já passou por isso?! 😛
via Daring Fireball