O melhor pedaço da Maçã.

Chaves do iCloud deverá ganhar melhorias no iOS 14 para se equiparar a apps como o 1Password

Sinal amarelo para a concorrência?
Chaves do iCloud no Safari

O Chaves do iCloud (iCloud Keychain) é um gerenciador básico de senhas que pode até satisfazer a necessidade de usuários menos exigentes — e que conta com a clara vantagem de ser integrado aos sistemas da Apple (totalmente gratuito, claro).

Publicidade

Entretanto, se comparado a basicamente qualquer outro serviço do tipo, a solução da Apple perde feio em termos de recursos e ferramentas — nós mesmos temos um vídeo mostrando por que o 1Password, o líder do segmento, deixa o Chaves do iCloud comendo poeira.

YouTube video

A questão é que, muito em breve, esse status quo poderá mudar. O 9to5Mac publicou hoje mais um dos seus artigos com descobertas tiradas da versão de testes do iOS 14 obtida por eles — hoje, totalmente focado justamente no gerenciador de senhas da Maçã. E, ao que parece, o Chaves do iCloud finalmente atingirá a maioridade na próxima versão do sistema, ganhando recursos que, hoje em dia, só estão disponíveis em ferramentas de terceiros como o LastPass, o Dashlane, o Enpass e o supracitado 1Password.

Querem exemplos? A ferramenta da Apple poderá, por exemplo, alertar o usuário quando ele estiver tentando cadastrar uma senha duplicada, ou seja, que já é utilizada por ele em outros apps e serviços — hábito muito comum que é, também, um dos maiores riscos de segurança que um internauta pode produzir contra si mesmo.

De acordo com as descobertas do site, o Chaves do iCloud poderá, também, funcionar com apps e serviços que exigem autenticação de dois fatores. Isto é, a ferramenta da empresa salvará a senha desses cadastros e atuará como o “segundo fator”, gerando códigos de autenticação para que o usuário possa fazer login de forma mais segura — dispensando, portanto, o uso de métodos menos protegidos, como SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas. ou email.

Ambos os recursos — alerta de senha repetida e suporte à autenticação de dois fatores — são coisas que, no geral, só estão disponíveis nas versões pagas dos gerenciadores de senhas de terceiros. Ou seja, 1Password e companhia limitada deverão ficar de olhos abertos para as prováveis novidades trazidas pelo iOS 14… enquanto os usuários poderão aproveitar para ficar mais seguros. Boa, não?

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple é acusada de fazer parte de operação global envolvendo pirataria na iTunes Store

Próx. Post

Bug nas novas versões do iOS e macOS impede chamadas do FaceTime com sistemas antigos

Posts Relacionados