Nesta semana, o WABetaInfo — conhecido por divulgar novidades das versões de teste (beta) do WhatsApp — compartilhou dois novos possíveis (futuros) recursos do mensageiro: backups protegidos por senha e a opção para adicionar contatos por códigos QR.
Além disso, o Facebook pretende integrar ainda mais suas plataformas de mensagens ao adicionar no WhatsApp um atalho para as Salas do Messenger (Messenger Rooms), que permitem realizar chamadas de voz e vídeo com até 50 pessoas pelo mensageiro da rede social.
Backups protegidos por senha
Com relação ao primeiro recurso, disponibilizado primeiramente para Android e depois para iOS, o WABetaInfo informou que ele foi desenvolvido para impedir qualquer tentativa de acesso não-autorizado ao backup de um usuário salvo em algum serviço na nuvem (iCloud Drive, Google Drive…).
Assim como a própria opção de confirmação em duas etapas, a novidade usa uma senha que será exigida toda vez que você reinstalar o serviço a partir de um backup. De acordo com o blog, mesmo para os usuários do WhatsApp Beta, o recurso ainda não está disponível — e também não há previsão para o lançamento oficial.
Adicionar contatos por código QR
Diferentemente do recurso acima, o WhatsApp ativou uma nova opção para adicionar contatos por código QR primeiramente para o iOS (pela plataforma TestFlight), e agora está lançando o recurso para os testers do Android.
Em ambas as plataformas, o recurso funciona da mesma forma: você pode gerar um código QR personalizado do seu perfil e compartilhá-lo para que outras pessoas lhe adicionem facilmente, usando a câmera para ler o código — algo semelhante ao que já existe no Messenger.
Por enquanto, o acesso ao código digitalizável se dá por meio da aba “Ajustes” do app, mas pode ser que o serviço reorganize isso no lançamento oficial da novidade — caso isso de fato aconteça.
Ontem, o WABetaInfo informou que esse recurso também está disponível na versão beta do WhatsApp Business, bem como a possibilidade de a versão comercial do mensageiro ter backups protegidos por senha.
• O suporte ao código QR está disponível, mas a seção parece um pouco diferente na versão comercial, onde as opções de compartilhamento são mais importantes.
• Pistas escondidas da criptografia de backups (no futuro).
Salas do Messenger
Como esperado, o WABetaInfo também informou que o Facebook adicionou o atalho às Salas do Messenger no WhatsApp. Esse é um novo serviço da rede social que oferece a possibilidade de criar salas e convidar pessoas para participar de uma ligação por áudio/vídeo — mesmo quem não tem uma conta no Facebook.
De acordo com eles, esse recurso já está disponível para usuários em alguns países, sendo que a nova atualização da versão beta do WhatsApp ajuda a habilitar o recurso para mais clientes — porém ainda não se sabe quando ou onde a novidade será disponibilizada.