O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp: backups serão protegidos por senha; contatos poderão ser adicionados por código QR

r.classen / Shutterstock.com
WhatsApp

Nesta semana, o WABetaInfo — conhecido por divulgar novidades das versões de teste (beta) do WhatsApp — compartilhou dois novos possíveis (futuros) recursos do mensageiro: backups protegidos por senha e a opção para adicionar contatos por códigos QR.

Publicidade

Além disso, o Facebook pretende integrar ainda mais suas plataformas de mensagens ao adicionar no WhatsApp um atalho para as Salas do Messenger (Messenger Rooms), que permitem realizar chamadas de voz e vídeo com até 50 pessoas pelo mensageiro da rede social.

Backups protegidos por senha

Com relação ao primeiro recurso, disponibilizado primeiramente para Android e depois para iOS, o WABetaInfo informou que ele foi desenvolvido para impedir qualquer tentativa de acesso não-autorizado ao backup de um usuário salvo em algum serviço na nuvem (iCloud Drive, Google Drive…).

Assim como a própria opção de confirmação em duas etapas, a novidade usa uma senha que será exigida toda vez que você reinstalar o serviço a partir de um backup. De acordo com o blog, mesmo para os usuários do WhatsApp Beta, o recurso ainda não está disponível — e também não há previsão para o lançamento oficial.

Adicionar contatos por código QR

Diferentemente do recurso acima, o WhatsApp ativou uma nova opção para adicionar contatos por código QR primeiramente para o iOS (pela plataforma TestFlight), e agora está lançando o recurso para os testers do Android.

Publicidade

Em ambas as plataformas, o recurso funciona da mesma forma: você pode gerar um código QR personalizado do seu perfil e compartilhá-lo para que outras pessoas lhe adicionem facilmente, usando a câmera para ler o código — algo semelhante ao que já existe no Messenger.

Por enquanto, o acesso ao código digitalizável se dá por meio da aba “Ajustes” do app, mas pode ser que o serviço reorganize isso no lançamento oficial da novidade — caso isso de fato aconteça.

Publicidade

Ontem, o WABetaInfo informou que esse recurso também está disponível na versão beta do WhatsApp Business, bem como a possibilidade de a versão comercial do mensageiro ter backups protegidos por senha.

📝 WhatsApp Business beta para iOS 2.20.60.28: o que há de novo?
• O suporte ao código QR está disponível, mas a seção parece um pouco diferente na versão comercial, onde as opções de compartilhamento são mais importantes.
• Pistas escondidas da criptografia de backups (no futuro).

Salas do Messenger

Como esperado, o WABetaInfo também informou que o Facebook adicionou o atalho às Salas do Messenger no WhatsApp. Esse é um novo serviço da rede social que oferece a possibilidade de criar salas e convidar pessoas para participar de uma ligação por áudio/vídeo — mesmo quem não tem uma conta no Facebook.

De acordo com eles, esse recurso já está disponível para usuários em alguns países, sendo que a nova atualização da versão beta do WhatsApp ajuda a habilitar o recurso para mais clientes — porém ainda não se sabe quando ou onde a novidade será disponibilizada.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.6.77 (214.7 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app WhatsApp Business
WhatsApp Business de WhatsApp Inc.
Compatível com iPhones
Versão 24.6.77 (228.1 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quer intensificar produção de podcasts para divulgar suas séries; “Little Voice” ganha data de estreia

Próx. Post

Bug no iOS impede que usuários abram alguns apps [atualizado 3x: corrigido!]

Posts Relacionados