O melhor pedaço da Maçã.

Bug no macOS 10.15.5 afeta a criação de backups inicializáveis

Lifewire
Backup

O macOS Catalina 10.15.5 foi disponibilizado nesta semana, mas já descobriram uma falha (ou não, como veremos mais à frente) na versão mais recente do sistema operacional desktop da Apple.

Publicidade

O bug foi encontrado pelo criador do software Carbon Copy Cloner, Mike Bombich, o qual descreveu o erro em uma página do CCC. Mais precisamente, o problema está no Apple File System (APFS) e pode impedir que usuários façam backups inicializáveis de uma unidade do sistema.

Para aqueles que não são familiarizados com o processo de restauração de um sistema, um backup inicializável é feito a partir de uma mídia (geralmente um outro disco externo, pendrive ou cartão SD) que contém um “ambiente” capaz de executar as tarefas básicas de restauração de um SO. Nesse sentido, ele contém os drivers necessários para acessar o dispositivo e o software para restaurar os dados pela mídia de backup.

Segundo Bombich, o problema já havia sido notado nas versões beta do macOS 10.15.5, afetando também a própria ferramenta de backup do CCC (impedindo-o de estabelecer um backup inicializável de um volume do macOS).

Publicidade

Por outro lado, os backups criados no macOS 10.15.4 ou anteriores não são afetados, de acordo com o desenvolvedor; o bug não afeta a capacidade do CCC de preservar dados, nem afeta a integridade dos arquivos em um disco de inicialização ou de backup — em suma, o impacto desse bug é limitado à criação inicial de um backup inicializável.

Embora já tenha notificado a Apple sobre o problema, Bombich levanta a possibilidade de o bug ser, na realidade, uma correção de segurança do macOS para impedir que terceiros tenham acesso a firmlinks (que daria acesso bidirecional a um backup a partir de um novo arquivo).

Nesse caso, ele argumenta, “isso é muito pior que um bug”, já que o macOS mostra uma mensagem de sucesso quando deveria relatar uma falha — sem mencionar que a falta de documentação da Apple sobre a mudança é “hostil” para desenvolvedores que se baseiam na funcionalidade documentada pela empresa.

Publicidade

Enquanto isso, usuários que desejam criar um novo backup de um volume no macOS 10.15.5 devem, primeiramente, baixar a versão beta (5.1.18) do CCC e seguir as instruções do app.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leaker vaza suposto esquema técnico de câmeras do “iPhone 13” (sim…) [atualizado 2x]

Próx. Post

Protótipo do iPod touch de 3ª geração mostra que ele quase teve uma câmera traseira centralizada

Posts Relacionados