Há pouco, comentamos um suposto esquema técnico do “iPhone 13” que mostra a possível disposição do sistema de câmeras traseiro do aparelho; ainda que não saibamos muito sobre a veracidade das informações, isso mostra que a Apple está constantemente testando mudanças nos seus dispositivos.
Ela faz isso desenvolvendo protótipos, os quais podem revelar as possíveis características de um futuro produto; como sabemos, porém, nem todos os recursos presentes nessas versões de testes são levados para o modelo final de um dispositivo. Quer um exemplo? Um protótipo do iPod touch de terceira geração, lançado em 2009, que tinha uma câmera traseira centralizada a qual foi descartada da versão final alegadamente por “problemas técnicos”.
As imagens são do desenvolvedor Giulio Zompetti, que coleciona protótipos de dispositivos da Apple. Como é possível ver, o dispositivo tinha uma câmera e um microfone centralizados no topo da parte traseira, ao lado da antena do dispositivo.
A presença de uma câmera na traseira do iPod touch de terceira geração já havia repercutido em 2009, meses antes do lançamento oficial do dispositivo. À época, acreditava-se que as imagens (então vazadas) eram falsas; no fim, elas mostravam, de fato, um protótipo.
Se você acompanha os lançamentos da Apple já há um bom tempo, então certamente se lembrará que a implantação de uma câmera no iPod touch ocorreu somente na quarta geração, em 2010, a qual tinha singelos 0,7 megapixels — bom saber que as câmeras dos iGadgets envelheceram bem.
Agora, já pensou se as câmeras traseiras de iPhones, iPads e iPods touch fossem centralizadas? Ou, então, se a câmera frontal ficasse no canto do dispositivo? O fato é que muitas coisas poderiam ter acontecido — e ainda podem acontecer, já que o ciclo de desenvolvimento de novos produtos não para!
via MacRumors