E cá estamos nós de novo com as atualizações recentes mais importantes da App Store! Vamos a elas?
Gmail
O ubíquo cliente de email do Google está atrasado em alguns anos, mas antes tarde do que nunca: sua versão para iPadOS finalmente ganhou suporte ao modo Split View do sistema.
Obviamente, o exemplo dado acima não é o único cenário de utilidade em que você pode usufruir da novidade: é possível arrastar imagens diretamente do Fotos, checar uma informação no Safari, navegar no Arquivos ou controlar sua playlist no Apple Music enquanto responde seus emails.
Facebook Messenger
A novidade não está no changelog do aplicativo, mas foi avistada por alguns membros da equipe do MacMagazine e pelo leitor Pedro Dias Mota: em algum momento recente, o Facebook Messenger passou a trazer suporte ao compartilhamento rápido do iOS.

Com isso, ao compartilhar qualquer elemento no sistema, o menu de compartilhamento exibirá contatos frequentes do Messenger para envio imediato. Para quem se lembra, o WhatsApp ganhou suporte ao recurso há alguns meses, mas isso foi retirado pouco tempo depois e até hoje não voltou.
Enquanto isso, a rede social de fotos e vídeos adicionou mais um recurso para que usuários possam administrar melhor a seção de comentários das suas postagens: a possibilidade de fixar comentários no topo da lista.
Para fixar um comentário, basta arrastá-lo para o lado e tocar no ícone da tachinha. O recurso já está sendo disponibilizado globalmente; se você ainda não está tendo acesso a ele por aí, aguarde mais algumas horas/dias e tente novamente.
Ainda dentro do assunto Instagram, vale notar também esse artigo do TechCrunch: a rede está testando uma mudança que, caso concretizada, substituirá a aba Atividade por uma nova aba de compras.

Nessa nova tela, os usuários poderão checar ofertas e produtos anunciados pelas marcas do Instagram, com a opção de filtrar os itens por categorias; alguns dos produtos podem ser adquiridos na própria plataforma, enquanto outros exigem que o usuário vá ao site do comerciante para completar a transação.
A aba Atividade não morreria, entretanto: ela ainda poderia ser acessada por um ícone no canto superior do seu feed ou no seu perfil. A mudança está sendo testada com um grupo de usuários nos EUA; ela poderá ou não ser adotada globalmente pelo Instagram, dependendo dos resultados. O que você acha?
CleanShot
Por fim, uma novidade que não está na App Store, mas merece ser citada: o aplicativo CleanShot, utilitário de screenshots muito legal (e que já foi destacado aqui por nós recentemente), chegou à versão 3.3 com vários novos recursos. Agora é possível, por exemplo, capturar áudio do sistema ao fazer uma gravação da tela, além de destacar cliques do mouse/trackpad e as teclas pressionadas no teclado.

O aplicativo conta também com uma nova interface de gravação, capaz de remover o áudio após gravar um vídeo, e pode fazer o upload desses clipes automaticamente para a CleanShot Cloud.
O app pode ser adquirido no seu site oficial por US$30 (na licença para um Mac).