O melhor pedaço da Maçã.

iPhones, iPads e Macs estão suscetíveis a falha de criptografia no Bluetooth

Shutterstock.com
Bluetooth

O Bluetooth Special Interest Group (SIG), composto por organizações por trás da tecnologia sem fio, detalhou uma nova vulnerabilidade que afeta as versões 4.0 e 5.0 da especificação — a qual está presente em diversos modelos de iPhones, iPads, Apple Watches e Macs.

Publicidade

A vulnerabilidade, denominada BLURtooth, pode ser explorada por invasores para substituir ou diminuir a criptografia do protocolo, tornando dados e até mesmo arquivos suscetíveis a invasão/roubo.

Registrada como CVE-2020-15802, a falha reside especificamente no componente Cross Transport Key Derivation (CTKD) do padrão Bluetooth, usado para negociar e configurar chaves de autenticação ao emparelhar dois dispositivos.

A depender da execução do ataque, as chaves de autenticação podem ser substituídas completamente; já em outras, elas podem ter sua segurança reduzida a fim de que outro método seja usado para invadir uma conexão. De acordo com o SIG, o padrão Bluetooth 5.1 vem com recursos que podem ser ativados para evitar ataques BLURtooth.

Publicidade

Para piorar, ainda não há correções disponíveis imediatamente. Sendo assim, a única maneira de se proteger contra ataques BLURtooth é controlar o ambiente onde os dispositivos Bluetooth estão conectados, a fim de evitar ataques man-in-the-middle, ou emparelhamento com dispositivos não confiáveis.

No entanto, o SIG espera que uma correção seja liberada em breve. Quando isso acontecer, ela provavelmente será integrada a uma atualização de firmware ou do sistema operacional dos dispositivos — como o iOS/iPadOS 14 e o macOS Big Sur.

via ZDNet

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

IFTTT lança novo plano de assinatura para criação de applets com recursos avançados

Próx. Post

CEO da Epic Games diz que Apple “perdeu seus princípios” se acha que a disputa entre elas é sobre dinheiro

Posts Relacionados