Comentários em sites não são um “problema” de hoje. Falando especificamente da nossa casa, o MacMagazine, já experimentamos algumas soluções além do Disqus (como, por exemplo, comentários do Facebook), chegamos até mesmo a fechar esse espaço por um tempo e depois, após pedidos de muitos leitores, voltamos a oferecer essa área de discussão/interação.
Mas as coisas pioraram bastante nos últimos meses — reflexo, é claro, do mundo polarizado em que viemos. Em qualquer artigo, pessoas começam a discutir sobre política de uma forma muito mais áspera do que a aceitável. Nos últimos dias, contudo, esse tipo de discussão acabou passando do ponto em um artigo abordando o aumento de preços de produtos Apple no Brasil.
Por conta do último evento especial da Apple (é uma semana muito movimentada, com muitas notícias e novidades para cobrirmos), não conseguimos fazer a moderação desse espaço da maneira ágil que normalmente fazemos. E, com o espaço completamente “aberto”, a linha do bom senso foi ultrapassada.
Ficamos tristes em ver pessoas se provocando, se xingando, se desrespeitando e se agredindo — algo que vai totalmente contra as regras de comentários do nosso site. Ainda que seja um espaço democrático e pessoas possam falar sobre política, futebol e religião — ou qualquer outra coisa —, somos um site de tecnologia e a conversa, aqui, deveria ser focada nesse assunto, de preferência centrada no conteúdo do artigo em si.
Essas brigas e discussões só prejudicam e afastam as pessoas que realmente estão interessadas em usar o espaço da forma correta, com o propósito que ele foi criado. O leitor Giancarlo Silva resumiu tudo muito bem:
Por conta desse recente episódio, decidimos fazer algumas mudanças:
- Atualizamos as nossas regras de comentários. Sugiro que todos as leiam antes de comentarem novamente, isso não leva mais do que dois minutos.
- Vamos priorizar discussões saudáveis e pertinentes. A partir agora, qualquer deslize ou infração da nossa política será motivo de banimento (sem aviso prévio, afinal, este artigo serve justamente como tal).
- Analisando os comentários do artigo em questão que gerou a discussão, nós poderíamos banir alguns (sim, no plural) leitores. Contudo, estamos justamente dando uma nova chance para todos se adequarem às regras — chance essa que não será dada novamente. Então, se você gosta de participar dessa comunidade, por favor respeite-as.
Faremos de tudo para deixar esse ambiente mais saudável e convidativo para leitores que realmente estão interessados em assuntos pertinentes aos temas levantados pela nossa editoria.
Contamos com a colaboração de vocês! 😉