Sim, é possível rodar o Google Stadia no iPhone — mas só com um navegador especial Enquanto uma solução oficial não vem…

Google Stadia

Entre as diversas polêmicas relacionadas à Apple e as acusações de monopólio direcionadas à empresa, a questão das plataformas de streaming de jogos é uma das mais agudas. Sabemos que, até recentemente, a Maçã não permitia a presença de serviços como o Google Stadia ou o Microsoft xCloud no iOS/iPadOS; recentemente a política foi alterada, mas não o suficiente para atrair as gigantes ao ecossistema da empresa.

Publicidade

O fato é que, até o momento, não há nenhum método para acessar o Google Stadia no iOS/iPadOS — não há aplicativo oficial do serviço, e é impossível rodá-lo pelo Safari. Bom… não havia: um grupo de desenvolvedores reuniu-se pelo Reddit e criou o Stadium Browser, um navegador especial para iPhones e iPads que tem como propósito único rodar o serviço de jogos do Google.


Ícone do app Stadium Full Screen Browser

Stadium Full Screen Browser

de Zachary Knox

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.2.1 (1.9 MB)
Requer o iOS 14.0 ou superior

O app traz uma espécie de gambiarra: você altera o agente de usuário do navegador para um desktop (como um Mac, por exemplo), entra na sua conta do Google e, a partir daí, pode rodar os jogos do Stadia diretamente no seu iPhone ou iPad. O browser conta, inclusive, com suporte a quaisquer joysticks MFi, como o DualShock 4 ou o controle do Xbox One (mas não o controle oficial do Stadia, que não tem o certificado).

Naturalmente, não há nenhuma menção ao Stadia na descrição do aplicativo na App Store, para evitar problemas jurídicos ou com a equipe de aprovação da loja. Ainda assim, o propósito do navegador é exatamente esse — ou seja, pode ser que o app não dure muito tempo…

Publicidade

Ainda assim, por ora, essa é a forma de acessar o serviço (que ainda não está disponível oficialmente no Brasil, vale notar) no iOS/iPadOS. Vamos aguardar para ver se o Google aceitará as regras da App Store para que, num futuro não muito distante, gamers possam jogar sem gambiarras em seus dispositivos da Maçã.

via Engadget

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…