A Apple supostamente começou a usar uma ferramenta que pode determinar se a perda de qualidade de som em AirPods é uma falha genuína dos fones ou se tudo foi causado por acúmulo de sujeira — a fim de evitar que eles sejam enviados desnecessariamente para reparo trocados à toa.
O leaker @choco_bit mostrou imagens da suposta ferramenta, que tem forma de uma case um pouco maior que um iPhone e foi projetada para acomodar tanto o telefone quanto os fones de ouvido sem fio.
Na base da “case” há uma abertura posicionada próximo ao local onde o microfone do iPhone fica, de forma que os alto-falantes dos AirPods fiquem voltados para o microfone do iPhone.
Um teste de som é reproduzido pelos AirPods e captado pelo microfone do iPhone, que pode então determinar a causa provável dos problemas de som. O leaker informa, ainda, que a ferramenta funciona de maneira semelhante ao “teste de áudio existente do iPhone”.
Perda de qualidade do áudio ou de volume ao longo do tempo é um problema comum enfrentado por usuários não só de AirPods, mas de outros fones de ouvido sem fio. Embora seja possível que a falha esteja no hardware, também é possível que a sujeira acumulada esteja bloqueando as saídas de som, o que pode ser corrigido com uma simples limpeza.
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Fones%20de%20Ouvido/Apple-AirPods-2-geracao]]via AppleInsider
Atualização, por Eduardo Marques 22/10/2020 às 16:32
De acordo com @choco_bit, os AirPods Pro também são suportados pela ferramenta de análise da Apple e o iPhone utilizado nos testes é um XR. 😉
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Fones-de-Ouvido/Apple-AirPods-Pro-2,2599.00]]