O melhor pedaço da Maçã.

iMac com chip “A14T” poderá chegar no começo de 2021

Conceito de novo iMac

O primeiro iMac equipado com Apple Silicon poderá chegar no primeiro semestre de 2021, com um chip denominado “A14T”. As informações são do jornal chinês The China Times [Google Tradutor].

Publicidade

Segundo a reportagem, a Apple tem um projeto de pesquisa e desenvolvimento com o codinome “Mt Jade”, o qual estaria desenvolvendo novos processadores. A GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. projetada pela Maçã é conhecida internamente como “Lifuka” — provavelmente em homenagem à ilha do Reino de Tonga.

Ainda de acordo com as especulações, os chips “Lifuka”, “A14T” e os demais processadores “A15” serão todos construídos usando o processo de 5 nanômetros da TSMC — vale lembrar que o chip A14 Bionic, do novo iPad Air e dos iPhones 12, já usa essa mesma litografia.

Nesse sentido, os primeiros Macs com Apple Silicon, esperados ainda para este ano, poderão usar o processador “A14X”. O analista Ming-Chi Kuo previu, há alguns meses, que o primeiro Mac a adotar os novos chips ARM serão o MacBook Pro de 13/14″ e um iMac de 24″ (com um novo design), sendo que o modelo desktop seria lançado, de fato, somente no ano que vem.

Quadro com chips da Apple

A notícia também afirma que a Apple já começou a trabalhar no chip da série “A15” usando um processo de 5nm ainda mais avançado. Ele poderá dar as caras nos “iPhones 13”, enquanto as versões modificadas (identificadas como “A15X” e “A15T”) fornecerão a base para a segunda geração do Apple Silicon.

Publicidade

A Apple disse que vai lançar o primeiro Mac com seu chip até o fim do ano, e há rumores de que um evento especial da companhia ocorrerá no dia 17 de novembro para introduzi-lo.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Carregamento rápido do MagSafe exige adaptador de 20W [atualizado: ou não]

Próx. Post

Tinder lança ligações em vídeo para todos os usuários

Posts Relacionados