Mais uma semana, mais uma leva de novidades para o Instagram. Para início de conversa, a famigerada rede social anunciou a expansão global do recurso Guias (Guides), o qual permite que criadores de conteúdo compartilhem dicas, tutoriais e outros conteúdos mais longos em seus perfis.
Mais especificamente, os guias ficarão reunidos em uma nova aba dos perfis desses criadores. Eles poderão juntar, por lá, fotos e videos publicados no feed, Stories e vídeos do IGTV; também é possível adicionar um título e um texto a cada postagem, para complementar o conteúdo.
O recurso Guias foi lançado em maio último, mas originalmente era focado apenas em perfis de bem-estar em alguns idiomas — ou seja, não era todo mundo da rede que poderia reunir suas dicas e tutoriais numa aba específica com conteúdos adicionais. Agora, o recurso está sendo expandido para todos os perfis; você pode, inclusive, compartilhar os guias (seus ou de outras pessoas) nos Stories e no Direct, e os perfis que utilizarem o recurso terão um espaço destacado na aba de Compras do aplicativo.
A novidade do Instagram já está disponível globalmente nos aplicativos para iOS e Android.
Busca por palavras-chave
A segunda novidade do dia é a busca por palavras-chave — ou seja, a possibilidade de buscar por conteúdos que lhe interessam simplesmente digitando o assunto ou a palavra em questão, como “jardinagem”, “culinária” ou “moda”.
Até então, a busca do Instagram resumia-se a perfis/nomes específicos de usuários ou hashtags — essa segunda opção era a única que você tinha para encontrar postagens de perfis desconhecidos, mas dentro do assunto buscado. Em breve, será possível encontrar essas publicações de forma mais natural (até porque o perfil em questão não precisa associar uma hashtag específica a um conteúdo para que você o encontre).
Só há um detalhe: por ora, o recurso será disponibilizado somente em inglês, e em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Irlanda. Isso porque, para funcionar, a busca por palavra-chave precisa que o aplicativo “descubra” quais são as palavras-chave de cada postagem — e esse mecanismo, até o momento, só funciona em inglês. Esperamos, portanto, que a coisa toda se expanda rapidamente.
via Adweek