Vários clientes que compraram os novos Macs com chip M1 descobriram um problema ao tentar restaurar o macOS: no meio do processo, muitas pessoas estão passando por um erro que impede a instalação do sistema operacional e torna a máquina praticamente inutilizável.
Existem pelo menos três tópicos no fórum do MacRumors descrevendo o problema e alertando sobre a restauração de um dos novos Macs — tanto os MacBooks Air e Pro, quanto o Mac mini —, como relatado por esse usuário:
Acabei de receber meu MacBook Pro e MacBook Air com chip M1. Como eu não preciso de nenhum software incluído, eu sempre restauro o sistema operacional sem apps como GarageBand e iMovie.
Durante o processo de instalação, ocorreu um erro relacionado com a “personalização da atualização do sistema”. Depois de algumas horas no telefone com o pessoal do AppleCare, eles me disseram que 75 outras pessoas ligaram para falar sobre esse problema e que eles não tinham a solução.
Fui instruído a devolver minhas máquinas ou esperar por uma correção. Sem ter um sistema operacional em execução, não há como instalar nenhuma atualização futura, portanto, esses computadores são efetivamente bloqueados. Felizmente, a loja da Apple aqui da rua tem alguns [Macs] em estoque, então irei comprá-los e desinstalar manualmente os apps que eu não preciso.
Apenas um aviso!

Embora o suporte da Apple não tenha conseguido fornecer ao usuário acima uma forma de contornar o erro, outras pessoas descobriram uma solução que aparentemente tem funcionado — no caso, é necessário ter um outro Mac funcionando normalmente.
De acordo com alguns relatos, basta rodar a versão mais recente do Apple Configurator 2 no Mac operável e restaurar o firmware do Mac com chip M1 (vale notar que isso requer um cabo conectando as duas máquinas). Com isso, é possível atualizar o recoveryOS do Mac novo e obter a versão mais recente do macOS.
Como a maioria das pessoas não tem um Mac secundário de bobeira em casa, esperamos que a Apple disponibilize uma correção em breve. Até lá, pode ser uma boa ideia evitar restaurar os novos Macs com chip M1 por qualquer motivo que seja.
via MacRumors