O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Dedo mexendo na Touch Bar de MacBook Pro

Apple quer colocar Force Touch na Touch Bar de MacBooks Pro

Já não era sem tempo

A Touch Bar é um daqueles recursos que chegou e consolidou-se no MacBook Pro, mas ainda hoje está longe de ser uma unanimidade: há quem goste e faça uso das suas funcionalidades, há quem simplesmente ignore a sua existência e há quem deteste a substituição das teclas de função tradicionais por uma telinha secundária.

Publicidade

Pois a Apple pode estar pensando numa forma de deixar a barrinha um pouco mais interessante — ou, ao menos, um pouco mais responsiva. Como? A Maçã registrou recentemente uma nova patente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos detalhando uma possível futura versão da Touch Bar com Force Touch.

Patente de Touch Bar com Force Touch

Se você não está associando o nome à coisa, Force Touch é a tecnologia já presente nos trackpads dos MacBooks que detecta a pressão do seu toque e responde com um “clique” que não é um clique de verdade, e sim uma vibração muito precisa (o chamado feedback háptico). Até recentemente, os iPhones e os Apple Watches tinham algo parecido (no caso do iPhone, o nome comercial era 3D Touch), mas a Apple resolveu abandonar a tecnologia nesses dispositivos móveis.

Teoricamente, aplicar o Force Touch na Touch Bar não representaria um grande desafio técnico para a Apple — afinal de contas, a empresa já passou muitos anos aplicando uma tecnologia parecida em telas alojadas em espaços ainda menores. E a novidade poderia servir para dar uma camada extra de interações à barrinha, além de evitar toques acidentais e devolver aos usuários a sensação tátil das teclas tradicionais.

Publicidade

Como sempre falamos ao tratar de patentes, o registro não necessariamente significa que veremos uma Touch Bar com Force Touch algum dia — mas que ideias nesse sentido estão sendo engendradas em Cupertino, estão. Seria bom, não é mesmo?


MacBook Pro de 14 polegadas (miniatura)
MacBooks Pro de 14″ e 16″ de Apple Preço à vista: a partir de R$24.299,10
Preço parcelado: em até 12x de R$2.249,92
Características: M1 Pro ou M1 Max
Cores: cinza espacial ou prateado
Lançamento: 2021

via Patently Apple

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Simulador de foguete X-Plane: Starship

App simula o lançamento de um foguete SpaceX no iPhone

Próximo Artigo
TSMC

Parceira da Apple, TSMC inaugura fábrica para chips de 3nm

Posts Relacionados