A Touch Bar é um daqueles recursos que chegou e consolidou-se no MacBook Pro, mas ainda hoje está longe de ser uma unanimidade: há quem goste e faça uso das suas funcionalidades, há quem simplesmente ignore a sua existência e há quem deteste a substituição das teclas de função tradicionais por uma telinha secundária.
Pois a Apple pode estar pensando numa forma de deixar a barrinha um pouco mais interessante — ou, ao menos, um pouco mais responsiva. Como? A Maçã registrou recentemente uma nova patente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos detalhando uma possível futura versão da Touch Bar com Force Touch.
Se você não está associando o nome à coisa, Force Touch é a tecnologia já presente nos trackpads dos MacBooks que detecta a pressão do seu toque e responde com um “clique” que não é um clique de verdade, e sim uma vibração muito precisa (o chamado feedback háptico). Até recentemente, os iPhones e os Apple Watches tinham algo parecido (no caso do iPhone, o nome comercial era 3D Touch), mas a Apple resolveu abandonar a tecnologia nesses dispositivos móveis.
Teoricamente, aplicar o Force Touch na Touch Bar não representaria um grande desafio técnico para a Apple — afinal de contas, a empresa já passou muitos anos aplicando uma tecnologia parecida em telas alojadas em espaços ainda menores. E a novidade poderia servir para dar uma camada extra de interações à barrinha, além de evitar toques acidentais e devolver aos usuários a sensação tátil das teclas tradicionais.
Como sempre falamos ao tratar de patentes, o registro não necessariamente significa que veremos uma Touch Bar com Force Touch algum dia — mas que ideias nesse sentido estão sendo engendradas em Cupertino, estão. Seria bom, não é mesmo?
[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-16-M4-Pro,31999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M4-Pro,24999.00 https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Notebooks/Apple-MacBook-Pro-14-M4,19999.00]]via Patently Apple