O melhor pedaço da Maçã.

Apple quer colocar Force Touch na Touch Bar de MacBooks Pro

Já não era sem tempo
Dedo mexendo na Touch Bar de MacBook Pro

A Touch Bar é um daqueles recursos que chegou e consolidou-se no MacBook Pro, mas ainda hoje está longe de ser uma unanimidade: há quem goste e faça uso das suas funcionalidades, há quem simplesmente ignore a sua existência e há quem deteste a substituição das teclas de função tradicionais por uma telinha secundária.

Publicidade

Pois a Apple pode estar pensando numa forma de deixar a barrinha um pouco mais interessante — ou, ao menos, um pouco mais responsiva. Como? A Maçã registrou recentemente uma nova patente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos detalhando uma possível futura versão da Touch Bar com Force Touch.

Patente de Touch Bar com Force Touch

Se você não está associando o nome à coisa, Force Touch é a tecnologia já presente nos trackpads dos MacBooks que detecta a pressão do seu toque e responde com um “clique” que não é um clique de verdade, e sim uma vibração muito precisa (o chamado feedback háptico). Até recentemente, os iPhones e os Apple Watches tinham algo parecido (no caso do iPhone, o nome comercial era 3D Touch), mas a Apple resolveu abandonar a tecnologia nesses dispositivos móveis.

Teoricamente, aplicar o Force Touch na Touch Bar não representaria um grande desafio técnico para a Apple — afinal de contas, a empresa já passou muitos anos aplicando uma tecnologia parecida em telas alojadas em espaços ainda menores. E a novidade poderia servir para dar uma camada extra de interações à barrinha, além de evitar toques acidentais e devolver aos usuários a sensação tátil das teclas tradicionais.

Publicidade

Como sempre falamos ao tratar de patentes, o registro não necessariamente significa que veremos uma Touch Bar com Force Touch algum dia — mas que ideias nesse sentido estão sendo engendradas em Cupertino, estão. Seria bom, não é mesmo?


Comprar MacBooks Pro de 14″ e 16″ de Apple Preço à vista: a partir de R$21.599,10
Preço parcelado: a partir de R$23.999,00 em até 12x
Cores: preto-espacial, cinza-espacial ou prateado
Chips: M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 10 núcleos), M3 Pro (CPU de 11 ou 12 núcleos; GPU de 14 ou 18 núcleos) ou M3 Max (CPU de 14 ou 16 núcleos; GPU de 30 ou 40 núcleos)
Memória: 8GB, 18GB, 36GB, 48GB, 64GB, 96GB ou 128GB
Armazenamento: 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Adaptador de energia: 70W, 96W ou 140W

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App simula o lançamento de um foguete SpaceX no iPhone

Próx. Post

Parceira da Apple, TSMC inaugura fábrica para chips de 3nm

Posts Relacionados