O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

kovop58 / Shutterstock.com
Apple

Apple lança novo padrão de internet com foco em privacidade

Engenheiros da Apple trabalharam em parceria com a Cloudflare e a Fastly, duas provedoras de serviços de internet, na criação do Oblivious, um novo padrão que pode tornar ainda mais difícil rastrear as atividades online de um usuário na web.

Publicidade

Embora já existam várias medidas de proteção de privacidade na internet, incluindo criptografia e VPNs1, um dos sistemas mais passíveis de rastreamento é o DNS2.

Cada vez que você visita um site, seu navegador usa um resolvedor de DNS para converter endereços da web em endereços IP legíveis por máquina para localizar onde uma página da web está na internet. Esse processo, no entanto, não é criptografado, o que significa que toda vez que você carrega um site, a consulta DNS é enviada sem criptografia.

Isso significa que o resolvedor de DNS — que pode ser seu provedor de internet, a menos que você tenha alterado — sabe quais sites você visita. Isso não é bom para a sua privacidade, especialmente se pensarmos que o seu provedor também pode vender seu histórico de navegação para anunciantes.

Protocolos como DoH3, entretanto, tornam mais difícil esse tipo de rastreamento, mas não o impede de acontecer. Foi pensando justamente nisso que o trio de empresas se juntou para desenvolver o Oblivious (também chamado de ODoH).

Mais especificamente, o ODoH implementa uma camada de criptografia em torno da consulta DNS antes de chegar a um servidor proxy, o qual atua como intermediário entre o usuário e o site que ele deseja visitar. Como a consulta DNS é criptografada, o proxy não pode ver seu conteúdo, atuando como um “escudo” para evitar que o resolvedor de DNS veja quem solicitou a consulta.

Publicidade

Em outras palavras, o ODoH garante que apenas o proxy saiba a identidade do usuário e que o resolvedor de DNS saiba apenas o site que está sendo solicitado.

Nesta semana, a Cloudflare promoveu o ODoH para encorajar seu desenvolvimento e implementação; contudo, ainda pode levar algum tempo até que ele se torne utilizável por consumidores em geral.

Publicidade

No mais, apesar de a Apple estar envolvida no projeto, não é garantia que esse padrão seja implantado no Safari (seja no iOS/iPadOS quanto no macOS) tão cedo.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Apple Fitness+

Apple Fitness+ será lançado no dia 14 de dezembro

Próximo Artigo
iPhone X com TikTok na App Store

Mais um juiz decide contra banimento do TikTok dos EUA

Posts Relacionados