Na semana passada, o WhatsApp esclareceu (novamente) suas novas regras de privacidade a fim de tentar explicar aos usuários da plataforma o que, de fato, mudará quanto ao uso do serviço a partir do dia 15 de maio.
Contudo, o que acontecerá com aqueles que não aceitarem a nova política depois dessa data? Em um email para um de seus parceiros comerciais, visto pelo TechCrunch, o WhatApp explicou que limitará a capacidade de enviar ou receber mensagens pelo aplicativo.
As informações foram confirmadas em um documento de suporte.
O WhatsApp não apagará sua conta, mesmo se você não aceitar a atualização dos Termos de Serviço até essa data. Entretanto, você não poderá usar alguns recursos do WhatsApp até aceitar essa atualização. Por um curto período, você ainda poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler nem enviar mensagens pelo app.
O “curto espaço de tempo” durará algumas semanas. Nesse caso, a contar a partir do dia 15/5, o WhatsApp diz que aplicará sua política relacionada a usuários inativos — a qual define que qualquer conta será excluída após 120 dias de inatividade.
Em síntese, até você aceitar as novas medidas de privacidade, sua conta será considerada como “inativa” e, se passar por mais de 120 dias assim, aí sim ela poderá ser excluída do serviço.
Embora a decisão seja definitiva, o WhatsApp dá a opção de exportar o histórico de conversas no iPhone e no Android — o que deverá ser feito antes do dia 15/5.