O melhor pedaço da Maçã.

Zoom teria acesso a API especial da câmera em iPads

Improvisor / Shutterstock.com
Zoom rodando no iPad

Quem já tentou utilizar a Split View do iPad enquanto participa de uma videoconferência no Google Meet, sabe muito bem que não é possível utilizar essa função e continuar com a câmera ligada ao mesmo tempo. Bom, parece que esse não é o caso do Zoom.

Publicidade

De acordo com um post no blog da Think Tap Work — empresa de desenvolvimento de aplicativos iOS —, o Zoom possui acesso a APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. especiais as quais permitem ao app utilizar a camera do iPad enquanto outro app está aberto em modo Split View.

A Think Tap Work questionou o Zoom sobre o assunto e recebeu uma resposta um tanto direta. De acordo com a empresa de videoconferências, essa função é oferecida por meio de um direito (entitlement) concedido pela Apple a alguns desenvolvedores.

No próprio site de desenvolvedores da Apple, encontramos a seguinte explicação sobre os tais direitos:

Publicidade

Um direito é um privilégio que concede recursos específicos para executar capacidades particulares. Por exemplo, um aplicativo precisa do direito ao HomeKit — junto ao consentimento explicito do usuário — para acessar a rede de automação residencial de um usuário.

A polêmica principal gira em torno do processo de aquisição desse tal direito. Pelo jeito, não existem meios públicos pelos quais desenvolvedores possam requerer essa API. Conforme disse a Think Tap Work, esse direito não está nem documentado publicamente pela Apple.

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith tuítou sobre o assunto:

O Zoom obtém um direito privado não documentado para permitir que ele grave sua câmera em tela dividida no iPad, uma função que outros aplicativos (como Cisco WebEx, que a própria Apple usa para briefings) não têm e não são informados sobre.

A equipe da Think Tap Work disse ter entrado em contato com a Apple, requisitando acesso a esse direito. Veremos se essa função é mesmo um privilégio somente do Zoom, agora.


Ícone do app Zoom - One Platform to Connect
Zoom - One Platform to Connect de Zoom Video Communications, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro Compatível com o iMessage
Versão 5.17.11 (244.5 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Foxconn estaria pagando bônus para produção de iPhones

Próx. Post

MacMagazine no Ar #423: Apple vs. Epic, Pagamentos no WhatsApp, Apple Watch com medidor de glicose e muito mais!

Posts Relacionados