O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Zoom teria acesso a API especial da câmera em iPads

Zoom rodando no iPad
Improvisor / Shutterstock.com

Quem já tentou utilizar a Split View do iPad enquanto participa de uma videoconferência no Google Meet, sabe muito bem que não é possível utilizar essa função e continuar com a câmera ligada ao mesmo tempo. Bom, parece que esse não é o caso do Zoom.

Publicidade

De acordo com um post no blog da Think Tap Work — empresa de desenvolvimento de aplicativos iOS —, o Zoom possui acesso a APIs1 especiais as quais permitem ao app utilizar a camera do iPad enquanto outro app está aberto em modo Split View.

A Think Tap Work questionou o Zoom sobre o assunto e recebeu uma resposta um tanto direta. De acordo com a empresa de videoconferências, essa função é oferecida por meio de um direito (entitlement) concedido pela Apple a alguns desenvolvedores.

No próprio site de desenvolvedores da Apple, encontramos a seguinte explicação sobre os tais direitos:

Publicidade

Um direito é um privilégio que concede recursos específicos para executar capacidades particulares. Por exemplo, um aplicativo precisa do direito ao HomeKit — junto ao consentimento explicito do usuário — para acessar a rede de automação residencial de um usuário.

A polêmica principal gira em torno do processo de aquisição desse tal direito. Pelo jeito, não existem meios públicos pelos quais desenvolvedores possam requerer essa API. Conforme disse a Think Tap Work, esse direito não está nem documentado publicamente pela Apple.

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith tuítou sobre o assunto:

O Zoom obtém um direito privado não documentado para permitir que ele grave sua câmera em tela dividida no iPad, uma função que outros aplicativos (como Cisco WebEx, que a própria Apple usa para briefings) não têm e não são informados sobre.

A equipe da Think Tap Work disse ter entrado em contato com a Apple, requisitando acesso a esse direito. Veremos se essa função é mesmo um privilégio somente do Zoom, agora.


Ícone do app ZOOM Cloud Meetings
ZOOM Cloud Meetings de Zoom
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.7.6 (157.8 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Trabalhador da Foxconn

Foxconn estaria pagando bônus para produção de iPhones

Próximo Artigo
Capa do podcast #423

MacMagazine no Ar #423: Apple vs. Epic, Pagamentos no WhatsApp, Apple Watch com medidor de glicose e muito mais!

Posts Relacionados