O melhor pedaço da Maçã.

Atualize já: malware para macOS pode gravar tela e microfone

O macOS Big Sur 11.4, liberado hoje, já corrige as vulnerabilidades
Câmera do iMac de 24"

Hoje mais cedo, a Apple liberou uma nova leva de atualizações para os seus sistemas operacionais, incluindo o macOS Big Sur 11.4. Pois se você ainda não fez o update no seu Mac, eis aqui um bom motivo para fazê-lo o quanto antes!

Publicidade

De acordo com a Forbes, a atualização corrige uma vulnerabilidade que permitia a ação de uma variante do malware XCSSET, detalhado por nós em agosto passado. Quando explorada corretamente, a ameaça permite que invasores passem despercebidos pelos recursos de segurança do sistema, podendo capturar dados da câmera, do microfone ou a própria tela do usuário silenciosamente, sem precisar de permissão para tal.

As vulnerabilidades exploradas pelo malware são do tipo zero-day, isto é, até então desconhecidas pela fabricante (a Apple, no caso). Uma delas envolve a captura de cookies do Safari, que permite aos invasores acessar contas online do usuário; a segunda permite que os crackers instalem uma versão alternativa do Safari na máquina, possibilitando a espionagem da navegação da vítima.

Uma terceira vulnerabilidade, então, permite a captura de dados da tela, da câmera e do microfone. Os pesquisadores da Jamf que estudaram o malware têm detalhes mais técnicos sobre a questão, para quem possa se interessar.

Publicidade

Ainda não há uma informação sobre a quantidade de Macs infectados pelo malware (ou sequer se o ataque foi utilizado com sucesso no “mundo real”), mas ao menos a Apple foi rápida no gatilho: ao TechCrunch, a empresa confirmou que as vulnerabilidades em questão foram corrigidas no macOS 11.4.

Portanto, como de costume, mantenha suas máquinas sempre atualizadas!


Ícone do app macOS Big Sur
macOS Big Sur de Apple
Compatível com Macs
Versão 11.7.10 (12.6 GB)
Requer o macOS 10.9 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp oficializa áudio em 2x; mensageiro ganha aviso de resposta

Próx. Post

Entrevista: Tim Cook fala sobre privacidade, pandemia e direitos sociais

Posts Relacionados