O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

WWDC21: Apple anuncia Xcode na nuvem, novidades na App Store e mais

Desenvolvedores, essa é para vocês!

A WWDC21, como vocês sabem, é um evento para desenvolvedores. Assim, nada mais justo do que a Apple reservar uma parte da sua conferência especificamente para eles — e foi justamente o que aconteceu, com a empresa tirando um tempo para apresentar novas APIs1 que serão disponibilizadas nos seus próximos sistemas.

Publicidade

Temos, por exemplo, uma de Captura de Objetos, que usa uma série de fotos para formar uma imagem 3D de um objeto — a tecnologia poderá ser incorporada a qualquer aplicativo, economizando centenas de horas de trabalho de desenvolvedores e profissionais da área de modelagem.

A linguagem de programação Swift, por sua vez, ganhará suporte à programação concorrente (concurrency), permitindo que desenvolvedores criem múltiplas tarefas ou processos simultaneamente como um conjunto de threads.

A App Store também ganhará novidades para desenvolvedores. Será possível, por exemplo, criar múltiplas páginas para cada um dos seus apps — cada “tipo” de usuário poderá ver uma página diferente, dependendo das suas preferências ou com base em testes A/B.

Também será possível divulgar “eventos ao vivo” na loja, como experiências e transmissões em tempo real — esses eventos aparecerão nas páginas dos apps, nos destaques da loja, na busca e mesmo no novo widget da App Store.

A Apple anunciou ainda o Xcode Cloud, que, como o nome já diz, levará o ambiente de desenvolvimento da Maçã à nuvem. Com isso, o Xcode Cloud ficará sincronizado e qualquer mudança feita no seu projeto será automaticamente aplicada a todos os seus dispositivos.

Será possível, também, colaborar mais facilmente com outros desenvolvedores, e o Xcode Cloud poderá rodar testes automáticos em todos os dispositivos e plataformas da Apple — o serviço também é integrado ao TestFlight, para que você distribua as betas dos seus apps para usuários do programa de testes.

O Xcode Cloud entrará em uma versão beta limitada a partir de hoje, com mais desenvolvedores entrando nos testes ao longo dos próximos meses. A plataforma será oficialmente lançada no próximo ano, com detalhes de preços e disponibilidade divulgados posteriormente.

Falando em TestFlight, o programa de testes chegará também ao Mac — com isso, usuários e desenvolvedores poderão testar aplicativos no macOS, incluindo recursos como compras internas.

Há ainda novas APIs e ferramentas que ajudarão desenvolvedores de jogos, melhorias no Xcode 13 (recursos poderosos de desenvolvimento em equipe), novas APIs para câmeras, extensões para o Safari (iOS, iPadOS e macOS), disponibilidade do ShazamKit (para reconhecimento de música no próprio app), entre outras muitas coisas.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

WWDC21: macOS Monterey 12 terá Controle Universal, Atalhos, novo Safari e mais!

Próximo Artigo
Betas do iOS 15, do iPadOS 15, do macOS Monterey, do watchOS 8 e do tvOS 15

Versões beta do iOS 15, do iPadOS 15, do macOS Monterey 12, do watchOS 8 e do tvOS 15 são lançadas!

Posts Relacionados