O melhor pedaço da Maçã.

Opera R5 chega com PiP em videochamadas, Pinboards, pesquisa de abas e mais

Opera R5 (versão 77)

Desde o ano passado, em razão da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), nossa rotina tem se concentrado muito em casa e nossas principais tarefas têm sido desenvolvidas pelos navegadores.

Publicidade

Foi pensando justamente nisso que a Opera lançou uma grande atualização do seu navegador, chamada R5. Liberada hoje, a nova versão busca atender às necessidades dos usuários que passam muito tempo online em razão do home office e foca em recursos que os ajudam nisso.

YouTube video

Uma das novas funcionalidade do R5 é o pop-out de janela, que melhora a experiência de usuários durante videochamadas. Com ele, será possível diminuir a interface das chamadas para que não ocupem a tela inteira.

Ao fazer isso, a aba será colocada à frente das demais (como um PiP) de forma automática. Portanto, os usuários poderão trabalhar normalmente e o vídeo continuará em exibição na tela. Inicialmente, o recurso suporta os serviços Zoom, Google Meet e Microsoft Teams.

Outra adição ao navegador, ainda em fase beta, são os Pinboards. Com eles, será possível marcar diversos conteúdos como links, imagens e sites, e enviá-los a outras pessoas.

Quem recebê-los, também poderá reagir com emojis, tal como uma rede social. Os pinboards reúnem todos os conteúdos que usuários compartilhem por mensageiros, redes sociais ou outros apps.

Uma novidade menor, porém significativa, tem a ver com quem abre muitas abas para trabalhar. No R5, será possível pesquisar guias ou janelas por palavras-chaves pelo atalho de teclado Barra de espaço.

Publicidade

Com ele, o navegador escaneará o título e o conteúdo das páginas, e retornará com os resultados mais prováveis. Além disso, a empresa promete uma sincronia entre dispositivos. Portanto, essa pesquisa inteligente também analisará o que está aberto em outros dispositivos conectados.

Publicidade

Isso, claro, sem contar com pequenas alterações, como:

  • Expansão do suporte para mais serviços de música: Deezer, SoundCloud, TIDAL e Gaana;
  • O player integrado foi aprimorado com controles adicionais para reprodução de músicas;
  • Melhor suporte para mensageiros integrados, como Facebook e WhatsApp.

Como de costume, o Opera está dando mais um salto e tem melhorado a integração de outros serviços, sempre buscando se diferenciar dos outros navegadores. Você pode baixar a versão mais recente do navegador pelo site oficial ou, caso você já o utilize, indo em Opera » Atualização & Recuperação.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Liaison”: Apple TV+ terá drama francês com Eva Green e Vincent Cassel

Próx. Post

Amazon destrói Macs e outros milhares de itens não vendidos

Posts Relacionados