O melhor pedaço da Maçã.

Devo deixar o carregador plugado na tomada o tempo todo?

Todo cuidado é pouco!
abolukbas / Shutterstock.com
Carregador do iPhone

Com tantos gadgets para carregar (smartphones, tablets, relógios e notebooks), não é difícil de imaginar um cenário em que você mantenha todos os carregadores desses aparelhos sempre conectados na tomada, prontos para serem usados quando preciso.

Publicidade

O que muita gente não sabe é que existe uma polêmica muito grande envolvendo essa questão. Afinal de contas, é seguro manter esses carregadores plugados na tomada mesmo quando não estiverem sendo usados? E quanto ao gasto de energia? É o que tentaremos responder a seguir.

Vou gastar mais energia mantendo os carregadores sempre na tomada?

Para colocar em prática essa situação no cotidiano e tentar responder a essa pergunta, o pessoal do How-To Geek resolveu fazer testes com diversos carregadores de eletrônicos — dentre eles os de iPhones, iPads, MacBooks e notebooks com Windows.

Para isso, foi usado um medidor de consumo de energia. Nesses testes, foi constatado uma quantidade mínima de watts gasta quando eles estavam conectados à energia, que basicamente não chegou nem a ser detectada. Já medindo a quantidade de energia usando uma régua de tomadas, o consumo foi de 0,3W.

Publicidade

Constata-se, portanto, que há sim uma quantidade de energia sendo desperdiçada quando os carregadores estão na tomada e desconectados dos aparelhos, mas aparentemente essa energia é ínfima e não chega a mudar drasticamente o valor de uma conta de luz, por exemplo.

E com relação à segurança?

O problema é que, no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações lançou um documento desencorajando essa atitude. Nas palavras dela:

Essa prática, porém, pode reduzir a vida útil do seu carregador. Ele pode ser danificado pelas oscilações da rede elétrica, principalmente quando há picos ou quedas de luz ocasionadas por chuvas fortes. Além disso, você aumenta o seu consumo de energia e o risco de acidentes domésticos.

Para chegar a essa conclusão, a Anatel usa o argumento de o Brasil ser, atualmente, o país com a maior incidência de raios no mundo — são cerca de 50 milhões por ano.

Publicidade

Para atestar a qualidade e a segurança dos carregadores, um dos testes realizados pela agência consiste em deixá-los plugados na tomada por um período de até 28 dias para verificar se algo de errado acontece. Só depois disso ele é aprovado para ser comercializado por aqui.

Além da Anatel, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (U.S. Consumer Product Safety Commission) também recomenda que usuários retirem seus carregadores da tomada após o uso a fim de evitar riscos de eletrocussão (mortes provocadas por cargas letais de energia elétrica) ou incêndios.

Portanto, apesar de não gastar tanta energia elétrica quanto muitos imaginavam, o recomendável é seguir as indicações das agências reguladoras para evitar qualquer tipo de problema futuro. Ou seja: evite deixar os carregadores na tomada quando não estiver usando eles.

Publicidade

E você, mantém os seus carregadores sempre plugados por aí? Pretende mudar de ideia, depois dessa? 🔌😬

via Vida Celular, USATODAY.com, Dollar Shave Club

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como compartilhar um tweet nos Stories do Instagram

Próx. Post

Saudades do iPod? Relembre os velhos tempos nesse web app

Posts Relacionados