O melhor pedaço da Maçã.

Apple terá que indenizar usuário que perdeu backup do WhatsApp, diz TJSP

Vergani Fotografia / Shutterstock.com
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu [PDF] que a Apple deverá pagar uma indenização por danos morais no valor de R$5 mil ao advogado Fernando Rosenthal, que perdeu o backup do WhatsApp.

Publicidade

A Maçã, claro, entrou com um recurso se opondo à ordem, mas a solicitação foi negada. A companhia alega que nem sempre as mensagens do app de mensagens vão diretamente para o iCloud devido a uma diferença nos processos de backup da plataforma e do app.

Paulo Ayrosa, relator dessa apelação, recusou o pedido para que a multa fosse suspensa e ainda questionou por que a empresa não teria envolvimento, ao afirmar que somente o consumidor e o WhatsApp poderiam ser responsabilizados.

Rosenthal discorre no processo que é cliente da Apple (assinante do iCloud) desde 2008 e paga o plano de R$35, que lhe dá direito a 2TB de armazenamento na nuvem. Ele ainda conta que, depois de atualizar o iOS, teria perdido o backup do WhatsApp e não conseguiu recuperá-lo. O advogado, que trabalhou em causa própria, disse que tentou resolver o problema com o suporte da empresa, mas não obteve sucesso.

Publicidade

Assim sendo, a Justiça entendeu que a Maçã falhou na prestação do serviço e não deixou clara a política de funcionamento sobre quais arquivos entram (ou não) no iCloud. Ayrosa disse que a indenização por danos morais ao cliente é apropriada, haja vista que o backup do WhatsApp tinha mensagens importantes do usuário e que foram perdidas, “superando o mero dissabor ou aborrecimento”.

Além de condenar a Apple, o TJSP ainda obrigou a empresa a reaver as informações que foram perdidas — é o que diz o site Consultor Jurídico. O Facebook, proprietário do mensageiro, até foi incluído no processo, mas o juiz de 1ª instância afastou a companhia da ação.

O que vocês pensam sobre o caso? 🤔


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.8.77 (214.2 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via Tecnoblog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo comercial da Apple destaca integração do iPhone com o Watch

Próx. Post

Ultimate Rivals: The Court chega ao Apple Arcade bem a tempo das Olimpíadas

Posts Relacionados