O melhor pedaço da Maçã.

Capacidade da Bateria MagSafe é maior do que pensávamos

Toda a questão gira em torno do velho embate: mAh ou Wh?

Ontem, depois de alguns meses de especulações, a Apple finalmente lançou a Bateria MagSafe para a família iPhone 12, uma forma simples e rápida de estender a vida do seu smartphone longe da tomada — basta encostar o acessório na traseira do aparelho e deixar o carregamento por indução e os ímãs fazerem sua mágica.

Publicidade

Desconsiderando os preços já usualmente surreais da Apple (especialmente no Brasil), um detalhe chamou a atenção dos usuários negativamente: o de que o acessório teria uma capacidade de apenas 1.460mAh — muito abaixo das baterias dos iPhones, e provavelmente insuficiente para oferecer qualquer nível de recarga significativo.

Acontece que, pelo visto, a capacidade da Bateria MagSafe pode ser significativamente maior do que pensávamos — e tudo porque a Apple se recusa a comunicar os números de capacidade das suas baterias de uma forma mais transparente.

Quem levantou a hipótese foi o YouTuber Andru Edwards: analisando as letrinhas na traseira da Bateria MagSafe, ele percebeu que o componente tem 1.460mAh (7,62V, 11,13Wh). Ou seja, a tensão na qual a bateria opera é muito maior do que a dos próprios iPhones, que operam em 3,81V.

Publicidade

Isso tudo traz à tona uma velha discussão do mundo tecnológico: a de que os miliampères-hora (mAh) são uma unidade de medida imprecisa e enganosa para indicar a capacidade de uma bateria, pois adiciona à equação uma variável que nem sempre é constante — a tensão. Dizem os entendidos de física que o Watt-hora (Wh) seria uma forma muito mais precisa de comunicar essa capacidade, uma vez que ele indica a relação entre a corrente e a tensão.

Voltando à questão da Bateria MagSafe, Edwards acredita que o acessório tenha, na verdade, duas células de 1.460mAh dentro da sua carcaça. Isso daria uma capacidade total de 2.920mAh — o que, numericamente, seria capaz de carregar totalmente um iPhone 12 mini e quem sabe até um iPhone 12 ou iPhone 12 Pro, muito embora na prática isso seja irreal por conta das perdas na transferência de energia (que são significativas, chegando a 50%, no caso do carregamento sem fio).

Fazendo a conversão de todos os iPhones atuais para a unidade de Watt-hora, teríamos a seguinte relação:

Publicidade
  • Bateria MagSafe: 11,13Wh
  • iPhone 12 Pro Max: 14,05Wh
  • iPhones 12 e 12 Pro: 10,73Wh
  • iPhone 12 mini: 8,48Wh

Portanto, fica o esclarecimento — uma boa notícia, considerando as demais tecnologias da Bateria MagSafe (e o fato de que ele “dá”, pela primeira vez, a capacidade de carregamento bilateral/reverso aos iPhones 12).

Bateria MagSafe

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Tiny Dentist, Draw Maps: Mapa Notas, Records e mais!

Próx. Post

TVs Toshiba (2020) ganham suporte ao AirPlay 2 e ao HomeKit

Posts Relacionados