Josie Rock, de Gainesville (EUA), descobriu que o seu filho de 3 meses, Asher, possuía um tipo raro de câncer após tirar uma foto dele com o seu iPhone, que — acidentalmente — estava com o flash ligado. Mas não se preocupe, essa história tem um final feliz.
Com a claridade, Josie notou uma mancha branca anormal no olho direito do seu filho. Ela é enfermeira obstétrica e logo imaginou que poderia ser retinoblastoma — um tipo de câncer ocular que começa na parte posterior do olho e é mais comum em crianças.
Alguns tumores oculares em crianças podem ser detectados em fotos com flash, especialmente quando o reflexo — que normalmente é de cor vermelha — aparece branco. A foto abaixo dá um exemplo disso:
Josie, então, tirou algumas fotos de Asher com uma câmera profissional e as compartilhou com seus colegas enfermeiros, os quais disseram que o brilho no olho de Asher devia ser somente a iluminação do ambiente. Não convencida, ela o levou ao pediatra e confirmou sua suspeita.
Asher foi diagnosticado com retinoblastoma grau D, enquanto o estágio mais grave da doença é o grau E. Ele foi tratado com quimioterapia intravenosa e o uso de lasers nas manchas dos olhos. Seu tratamento principal acabou em 2015 e hoje, com 7 anos de idade, Asher está muito bem! 🙏
O problema do retinoblastoma é que ele pode ressurgir em outros lugares, então, de vez em quando, Asher precisa realizar alguns tratamentos para se manter saudável. Sobre isso, sua mãe disse: “Nunca conheci um garoto mais forte. Ele é tão otimista, ele não é costuma reclamar, e encontra alegria em tudo o que fazemos.”
Muita saúde para ele, portanto! 😊
via Fox News