O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Monitor+ é *o* app para controlar câmeras da Sony

Quem tem uma câmera mirrorless da Sony certamente conhece o app oficial Imaging Edge Mobile, que deveria ser perfeito para usar um iPhone/iPad como monitor/controle remoto da câmera.

Publicidade

Mas quem já usou esse aplicativo sabe o quanto ele deixa a desejar, não é confiável/estável e dispõe de poucos recursos considerando as possibilidades que o mundo mobile nos apresenta. Eu, pelo menos, desisti de usá-lo há muito tempo.

Há alguns dias, conheci e fiquei embasbacado por um app de terceiro que é basicamente tudo o que o Imaging Edge Mobile poderia ser. Falo do Monitor+:


Ícone do app Monitor+
Monitor+ de HON IN UN
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.1.0 (25.7 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Monitor+Screenshot do app Monitor+Screenshot do app Monitor+Screenshot do app Monitor+

O app conecta-se a câmeras da Sony tal como o Imaging Edge Mobile, via Wi-Fi, lendo o código QR gerado pelo sistema. É algo muito simples e você só precisa fazer esse “emparelhamento” uma única vez.

Aí, meu amigo, é partir pro abraço. O Monitor+ não só faz transmissão em tempo real da imagem da câmera, com bem pouco delay, como permite que você ajuste todas as configurações dela (velocidade do obturador, abertura do diafragma, ISO, balanço de branco…), o foco (com direito a Touch AF) e, claro, inicie e reproduza gravações.

Mas vamos além, pois ele tem várias funções de auxílio à gravação tal como as presentes em monitores profissionais — incluindo false color, zebras, waveform, histograma (RGB), vectorscope, guias, focus peaking, desqueeze (para uso com lentes anamórficas) e até mesmo uso de LUTs em tempo real — cada uma delas com ajustes específicos. De quebra, ainda há recursos específicos para chroma key e overlay, bem como uma extensão com live view pro Apple Watch. 😱

Publicidade

O Monitor+ é gratuito para baixar na App Store (também disponível para Android, inclusive com conexão cabeada) e pode ser usado de forma bem básica, mas boa parte dos recursos supracitados requerem uma compra única de R$105 que, na minha opinião, vale muito a pena.

Ele é compatível com os modelos a7R IV, a9II, a7C, a7S III, a1, ZV-1, FX3 e mais recentes da Sony. Uma tabela completa pode ser vista aqui.

via Chris Brockhurst

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iMac G4 com chip M1

Desenvolvedor coloca chip M1 em iMac G4, de 2002

Próximo Artigo
iPhone 13 e 13 Pro

Com bateria menor, iPhone 13 Pro vence teste contra o 13

Posts Relacionados