O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Koshiro K / Shutterstock.com
Navegadores

Novo grupo protesta contra restrições para navegadores no iOS

Engenheiros de software britânicos anunciaram, na última segunda-feira (28/2), a criação de um grupo para pressionar a Apple a flexibilizar suas restrições em relação ao desenvolvimento de navegadores para iOS/iPadOS.

Publicidade

Atualmente, a empresa exige que desenvolvedores utilizem o motor WebKit em vez de suas próprias soluções, o que faz com que qualquer navegador presente na App Store seja, basicamente, uma versão do Safari com um nova “roupagem”.

Intitulado Open Web Advocacy (OWA), o movimento foi organizado por Stuart Langridge e Bruce Lawson, e busca chamar a atenção de órgãos reguladores para o problema ao mesmo tempo em que oferece explicações sobre como as regras “anticompetitivas” impostas pela Apple têm impedido a inovação no mercado de navegadores mobile na última década.

Em seu site, lançado no mesmo dia da criação do OWA, o grupo disponibilizou um documento [PDF] que explica com mais detalhes as intenções e os principais argumentos do movimento.

Publicidade

Criticamente, essa proibição de navegadores impede o surgimento de uma plataforma universal aberta e gratuita para aplicativos, onde os desenvolvedores podem construir seu aplicativo uma vez e fazê-lo funcionar em todos os dispositivos de consumidores, seja desktop, laptop, tablet ou telefone. Em vez disso, força as empresas a criar vários aplicativos separados para serem executados em cada plataforma, aumentando significativamente o custo e a complexidade do desenvolvimento e manutenção.

O documento, intitulado “Bringing Competition to Walled Gardens” (algo como “Trazendo a Concorrência para Jardins Murados”), deixa claro que o movimento se trata de uma crítica direcionada diretamente à Apple, e não aos desenvolvedores envolvidos na equipe do WebKit, no entanto.

Embora a Apple já tenha sido criticada inúmeras vezes pelas restrições em relação ao desenvolvimento de navegadores no iPhone e no iPad, essa questão nunca chegou a receber o mesmo tratamento de órgãos regulatórios como no caso das In-App Purchases, por exemplo — algo que ganhou projeção nos últimos anos após o caso Epic Games vs. Apple.

O OWA também critica a forma “sigilosa” e “paranoica” com a qual a Apple costuma lidar com esse tipo de questão, o que dificultaria o diálogo com a comunidade de desenvolvimento.

Publicidade

Por enquanto, nos resta aguardar para ver se o movimento terá êxito em chamar a atenção de órgãos regulatórios pelo mundo para essa questão.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Ícone da App Store

Apple libera transferências de apps em programa para pequenas empresas

Próximo Artigo
Zip4Me

★ Quanto você economiza comprando iPhone, Mac, iPad e Apple Watch nos EUA?

Posts Relacionados