O melhor pedaço da Maçã.

Microsoft Edge agora gera descrições automáticas para imagens

Microsoft Edge

A descrição de imagens na internet é um dos recursos mais importantes para usuários cegos ou com deficiências visuais, e as gigantes tecnológicas parecem enfim estar se dando conta disso: há algumas semanas, o Twitter anunciou uma melhoria importante na sua plataforma, e hoje a Microsoft foi além com seu navegador Edge.

Publicidade

Na sua mais nova atualização, o browser passou a ser capaz de detectar automaticamente imagens sem descrições e aplicar legendas automáticas para elas. O algoritmo de reconhecimento Vision API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. escaneia o arquivo em busca de texto e de elementos visuais para oferecer ao usuário uma descrição básica — inicialmente, em idiomas selecionados: inglês, espanhol, japonês, chinês (simplificado) ou português.

YouTube video

O recurso, claro, tem suas limitações — a própria Microsoft reconhece que o algoritmo, até por ser recém-lançado, ainda não funciona perfeitamente e a qualidade das descrições pode variar de acordo com a imagem. Apesar disso, os engenheiros lembram que, para pessoas com deficiências visuais, um pouco de contexto é melhor do que nenhum — e reforçam que as descrições adicionadas pelos próprios autores das imagens ainda são a melhor opção.

O reconhecimento também não funcionará com qualquer imagem exibida numa página da web: o recurso ignorará arquivos menores que 50×50 pixels ou muito grandes, bem como imagens marcadas como decorativas nos layouts dos sites. Caso seja detectado conteúdo pornográfico, sexualmente sugestivo ou excessivamente violento, as descrições também não serão ativadas.

A ferramenta já está disponível no Microsoft Edge para macOS, Windows e Linux — por ora, iOS e Android ficarão de fora. É possível ativá-la acessando a página edge://settings/accessibility diretamente do navegador.

Publicidade

Ótima novidade, não?

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cheque assinado por Jobs e Wozniak é leiloado por US$131 mil

Próx. Post

Clubhouse agora facilita abrir salas com amigos

Posts Relacionados