A Mozilla lançou recentemente uma nova extensão para o Firefox capaz de traduzir qualquer página na web de forma local. Intitulada Firefox Translations, a ferramenta é totalmente gratuita e usa técnicas de aprendizado de máquina (machine learning) para funcionar, dispensando qualquer conexão com a internet.
A extensão é fruto de um projeto financiado pela União Europeia com o objetivo de diminuir a dependência de data centers. Desenvolvida sob o codinome Project Bergamot, a ferramenta demorou três anos para ficar pronta e uniu engenheiros da própria Mozilla a estudantes de três universidades do Velho Mundo.
Uma vez instalada, a extensão até chega a fazer um breve download na primeira vez que o usuário solicita a tradução de uma página para um determinado idioma, mas deixa de exigir conexão com a rede assim que os recursos necessários são obtidos, baseando-se apenas na CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento..
A extensão consegue traduzir para o inglês (e vice-versa) os seguintes idiomas: português, espanhol, estoniano, alemão, tcheco, búlgaro, russo, italiano e persa (farsi). O islandês, o bokmål norueguês e o norueguês nynorsk, por sua vez, só podem ser traduzidos para o inglês, e não o contrário.
A Firefox Translations chega como uma boa alternativa para opções de gigantes como Google e Microsoft, além de preservar a privacidade do usuário ao deixar de enviar dados possivelmente sensíveis para um servidor distante. Como dito, a extensão é totalmente gratuita e já pode ser baixada nesse site.
via TechCrunch
Notas de rodapé
- 1Central processing unit, ou unidade central de processamento.