O melhor pedaço da Maçã.

Juíza de Anápolis condena Apple a fornecer carregador e fones de ouvido a usuário

Além disso, a subsidiária brasileira da Maçã deverá ressarcir o cliente em R$3 mil por danos morais
Carregador e EarPods, da Apple

A novela envolvendo a retirada do carregador da caixa dos iPhones mais recentes continua firme e forte — ainda mais depois das decisões polêmicas do Ministério da Justiça e da Justiça de São Paulo.

Publicidade

A bola da vez foi uma decisão proferida pela juíza Luciana de Araújo Camapum Ribeiro, do 3º Juizado Cível da cidade de Anápolis, localizada no interior do estado do Goiás.

Segundo a decisão da magistrada, a subsidiária brasileira da Apple deverá fornecer um carregador e um fone de ouvido a um morador do município, além de pagar uma quantia de R$3 mil por danos morais.

O cidadão, de acordo com o processo, adquiriu um iPhone 11 pelo site da Maçã em fevereiro de 2021, mas constatou que tais acessórios já não acompanhavam mais o produto. Em contato com o suporte da empresa, lhe foi explicado que tal prática já estava ocorrendo devido à sua política de meio ambiente.

Publicidade

Porém, ao tentar usar carregadores anteriores da Maçã, ele acabou percebendo que eles não eram compatíveis com o novo aparelho (muito provavelmente porque a Apple passou a incluir um cabo de Lightning para USB-C nas caixas).

Não é razoável a comercialização de bem durável sem os itens essenciais para a sua utilização como é o caso do carregador e fone de ouvido, restando, pois, caracterizada uma verdadeira espécie de venda casada por via indireta, já que a parte consumidora é obrigada a adquirir o carregador e os fones de ouvido separadamente aumentando os lucros da empresa requerida.

O resultado do processo foi divulgado no dia 4 de outubro, mas ainda cabe recurso por parte da Maçã. Algo me diz que seguiremos vendo casos parecidos num futuro próximo…

iPhone 11

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via G1, Rota Jurídica

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DaVinci Resolve e Octane X chegarão ao iPadOS

Próx. Post

Nova Apple TV 4K vem com cabo USB-C apenas no Brasil [atualizado]

Posts Relacionados