A Apple não dará mais suporte aos antigos plugins do Mail no macOS Sonoma 14. A mudança, descoberta na primeira versão beta do sistema, ocorre devido à introdução do framework MailKit no ano passado, que oferece aos desenvolvedores uma forma mais segura de criar extensões.
A plataforma AltStore confirmou com a Apple que os atuais plugins não serão mais suportados na próxima grande atualização do sistema. A partir do macOS 14, as extensões baseadas no MailKit serão as únicas suportadas pela companhia.
A decisão de descontinuar os plugins está alinhada aos esforços contínuos da Apple para priorizar a privacidade e a segurança dos usuários em seu ecossistema.
Incentivando os desenvolvedores a adotarem o MailKit, a empresa visa garantir que todas as extensões disponíveis para seu cliente de email sejam confiáveis, atualizadas e estejam em conformidade com os mais recentes padrões de segurança.
Embora as novas extensões ofereçam maior segurança, vale destacar que elas podem ser mais limitadas em comparação ao modelo vigente hoje. Isso significa que nem todos os plugins poderão fazer uma transição perfeita para o novo formato de extensão.
Ainda em fase de testes, o macOS Sonoma 14 só deverá chegar ao grande público no outono do hemisfério norte (entre setembro e novembro). Os usuários que dependem desses plugins são aconselhados a encontrar alternativas ou entrar em contato com os desenvolvedores para verificar se eles serão adaptados para o MailKit.
via MacRumors