A Jamf descobriu um método usado por criminosos para ludibriar usuários de iPhones, criando a ilusão de ativar o Modo de Bloqueio (Lockdown Mode) enquanto, na realidade, o dispositivo continua vulnerável a ataques ocultos.
Essa simulação do Modo de Bloqueio é feita quando o dispositivo já está comprometido por algum invasor. Após isso, é criado um arquivo que parece indicar que o recurso está ativado. Mesmo reiniciando o iPhone após essa falsa ativação, o malware persiste.
Ainda que a função pareça estar ativa, o malware continua funcionando e pode espionar o que o usuário faz. Os invasores conseguem até alterar as configurações do navegador para permitir acesso a arquivos que deveriam estar bloqueados.
Introduzido no iOS 16, o recurso foi feito para proteger pessoas em alto risco de ameaças digitais. Embora a Apple tenha feito melhorias de segurança, essa nova técnica consegue burlar tais medidas de proteção.
Mesmo que seja complicado para a maioria das pessoas cair nesse tipo de ataque, isso destaca como é importante manter os seus dispositivos atualizados e ficar atento a possíveis ameaças. Portanto, vale a máxima: é melhor prevenir do que remediar.
via AppleInsider