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Apple perdeu espaço no mercado latino-americano de smartphones no 1º trimestre de 2024

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Homem usando um MacBook Pro e um iPhone

Após registrar um crescimento de 20% no quarto trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, a posição da Apple no mercado de smartphones da América Latina caiu no primeiro trimestre de 2024. A companhia foi superada pela HONOR, que registrou um crescimento anual de 293%, em meio a um resultado positivo do setor em geral.

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Como apontado pela pesquisa da Canalys, o mercado de smartphones na América Latina cresceu 26% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, com 34,9 milhões de unidades vendidas. Trata-se do terceiro trimestre consecutivo com um crescimento de dois dígitos. A Apple, que antes estava na quinta posição em matéria de vendas, caiu para o sexto posto.

A participação de mercado da HONOR neste trimestre foi de 7%. Considerando que a Apple obteve, no trimestre anterior, participação de 8% e agora foi ultrapassada por uma empresa que tem atualmente 7%, é possível inferir que o market share da Maçã também diminuiu no primeiro trimestre de 2024, ainda que timidamente. A chinesa vendeu, nesse período, 2,6 milhões de unidades.

Em primeiro lugar manteve-se a Samsung, com 11,1 milhões de unidades vendidas, crescimento anual de 6% e participação no mercado de 32%; em segundo a Lenovo, que inclui a Motorola (5,9 milhões, aumento de 1% e participação de 17%); em terceiro a Xiaomi (5,3 milhões, 45% e 15%, respectivamente); e em quarto, a TRANSSION (3,4 milhões, 215% e 10%, respectivamente).

Um fator que ajuda a explicar o resultado negativo da Apple foi o desempenho mais forte de smartphones intermediários. 82% dos smartphones vendidos no primeiro trimestre do ano custavam menos de US$400, enquanto apenas 7% tinham preços superiores a US$800.

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Marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi — que têm linhas mais baratas — beneficiaram-se dessa tendência, no contexto de um ressurgimento da demanda e melhora de condições econômicas. No período, também foi observado um melhor nível de estoque e a renovação do ciclo de troca de smartphones comprados na época da pandemia, fatores que contribuíram para a expansão do mercado na América Latina.

Outros elementos importantes para a determinação das vendas e a visibilidade das marcas são a expansão de ecossistemas de dispositivos e acessórios, e recursos de inteligência artificial. Para cada 100 smartphones vendidos na região no primeiro trimestre do ano, foram comercializados 14 dispositivos de áudio inteligentes, 9 notebooks, 4 tablets e 4 vestíveis, mostrando a necessidade das empresas de trabalhar na construção de ecossistemas — algo que a Apple já tem consolidado.

Além disso, com as especuladas adições de recursos de IA no iOS 18, é possível que os iPhones atraiam mais consumidores na região, considerando a ênfase no tema dada pela Canalys. Deste modo, a empresa poderia recuperar a posição na América Latina ao se tornar mais competitiva em uma área sensível para os consumidores.


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