O melhor pedaço da Maçã.

Novos iPads Pro protegem ainda mais o uso do microfone e da câmera

Raymond Wong/Inverse
iPad Pro (M4) com Apple Pencil Pro

Sabe aqueles indicadores coloridos exibidos no topo da tela pelos sistemas operacionais da Apple quando o microfone e/ou a câmera estão sendo utilizados? Eles chegaram aos iPhones com o iOS 14 e são exibidos, em geral, a partir de gatilhos do software de que esses componentes estão sendo acessados por aplicativos. Os novos iPads Pro com o chip M4, porém, trazem uma novidade interessante nesse sentido.

Publicidade

Como notado pelo hacker e desenvolvedor Guilherme Rambo, os referidos dispositivos são os primeiros a contar com a chamada Secure Indicator Light (SIL), da Apple. Com a tecnologia, ao utilizar o microfone e a câmera do aparelho, o indicador correspondente é renderizado no hardware, usando o display, e não mais no software.

A mudança representa um avanço considerável em matéria de segurança, já que torna muito menos provável a hipótese de um malware ou app instalado usar os componentes sem o conhecimento do usuário. Se o recurso já era um avanço por permitir um maior controle sobre o acesso de apps à câmera e ao microfone, melhorando assim a privacidade, o novo mecanismo garante o seu bom funcionamento e confiabilidade.

Com os indicadores ligados ao hardware em si, a chance de manipulação por parte de crackers e afins cai bastante, tornando mais sólida a garantia da privacidade e da segurança no sistema. A inclusão do mecanismo foi possível graças a outra novidade do chip M4: a Secure Exclave, mais uma camada de segurança do processador.

Publicidade

É provável que os próximos dispositivos e processadores a serem lançados pela Apple ganhem o novo protocolo de segurança. A sua ausência nos aparelhos anteriormente apresentados pode ser um dos motivos para a empresa não ter feito tanto alarde quanto à novidade, de modo a não indicar que os dispositivos mais antigos são menos seguros do que os novos iPads Pro.


Comprar iPads Pro de Apple Preço à vista: a partir de R$11.069,10
Preço parcelado: a partir de R$12.299,00 em até 12x
Telas: 11 ou 13 polegadas
Cores: prateado ou cinza-espacial
Capacidades: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Conectividade: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vision Pro poderá rastrear respiração do usuário, indicam linhas de código

Próx. Post

App Apple Developer é atualizado a uma semana da WWDC24

Posts Relacionados