O melhor pedaço da Maçã.

App não oficial do YouTube para o Vision Pro agora suporta vídeos 360º em 6K

Juno for YouTube 2.0, app para Vision Pro

falamos por aqui do Juno, um cliente do YouTube para o Apple Vision Pro que permite utilizar a plataforma de vídeos com uma experiência imersiva. Ele já foi atualizado anteriormente e, hoje, ganhou mais um grande update, chegando à versão 2.0 com novidades bastante interessantes.

Publicidade

A primeira delas é uma expansão da reprodução de vídeos em 180º e 360º. Com a nova versão, o aplicativo usa a API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. Metal (da Apple) para realizar um escalonamento dos vídeos — também com inteligência artificial — para a resolução 6K. Assim, o Juno supera a limitação existente de até 4K, tornando os vídeos mais nítidos e realistas.

O recurso foi implementado após um longo trabalho de desenvolvimento, e é limitado a vídeos com 30 quadros por segundo, além de ainda estar sujeito a alguns bugs. A tecnologia de escalonamento com o Metal tampouco funciona com todos os vídeos, de modo que é possível desativar a função no player. A novidade é, de todo modo, um avanço, já que a ausência do codec AV1 no chip M2 — que alimenta o Vision Pro — impede a reprodução de vídeos 8K, que são suportados pelo YouTube.

A nova versão também traz uma nova interface, que conta com melhorias e adições como uma barra de abas, a qual carrega conteúdos mais rapidamente e os mantêm na memória. Há também uma nova barra de navegação, a qual desfoca progressivamente o que está atrás, com uma ferramenta de busca nativa, permitindo que o usuário apenas olhe para o microfone e fale para fazer uma pesquisa no YouTube.

O Juno 2.0 também passou a usar o site do YouTube apenas como o seu componente de vídeos, como é feito com o restante do app. Isso significa que mais vídeos poderão ser reproduzidos, bem como que os conteúdos assistidos são adicionados ao histórico da sua conta. O próprio funcionamento do app foi simplificado com essa alteração, de modo a simplesmente carregar as URLs dos vídeos, como um navegador faria.

Publicidade

Outras novidades incluem um botão para voltar, suporte a playlists, uma página dedicada às listas com a visualização do YouTube e miniaturas, bem como um redimensionamento de janelas mais inteligente — lembrando o seu tamanho aproximado e adaptando a proporção, preservando uma boa experiência ao ver vídeos.

O app também guardará configurações definidas no player ao sair e ver outros vídeos depois, suportando ainda os cartões exibidos ao fim dos conteúdos com recomendações e o recurso de reprodução automática. Temos também integração com a Siri e links que levam a momentos específicos de vídeos, além de incluir a duração de vídeos reproduzidos ao compartilhar suas URLs.

Os menus de opções do YouTube foram adicionados ao Juno, podendo-se interagir com eles do app; o menu de compartilhamento agora permite abrir um vídeo no Safari. Vários bugs também foram corrigidos, enquanto o comando para avançar um vídeo ficou mais rápido.

Publicidade

O desenvolvedor do app informou, ainda, ter recebido um email do Google/YouTube, que teria inclusive registrado uma reclamação na App Store por possíveis violações do app aos seus termos. É possível, então, que o Juno saia do ar nos próximos meses — a depender dos desenrolares dessa situação.

Enquanto ainda está na App Store, o Juno custa US$5. Para quem já o adquiriu, a atualização para a versão 2.0 é gratuita.


Apple Vision Pro (miniatura)
Comprar Apple Vision Pro de Apple 🇺🇸 Preço: a partir de US$3.499
Armazenamento: 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+ terá série documental sobre a Guerra do Vietnã

Próx. Post

Samsung começa a liberar suporte ao AirPlay em TVs de hotéis

Posts Relacionados