O melhor pedaço da Maçã.

Graças à IA, Google Tradutor terá português de Portugal e mais 109 novos idiomas

FellowNeko / Shutterstock.com
Google Tradutor

O Google anunciou hoje a chegada de 110 novos idiomas ao Google Tradutor — segundo a empresa, a maior expansão da história da ferramenta desde o seu lançamento, em 2006. Entre os novos idiomas que serão suportados, estará, vejam só, o português de Portugal.

Publicidade

Pode ser estranho imaginar, mas embora o Google Tradutor já conte com uma opção de voz com o sotaque lusitano, as traduções em si ainda são realizadas usando padrões ortográficos mais comuns no português brasileiro — algo semelhante ao que acontece no inglês, com o padrão americano prevalecendo sobre o britânico.

É uma adição que certamente facilitará a vida dos portugueses, visto que, como bem sabemos, algumas expressões populares, construções de frases e até mesmo formas mais utilizadas de flexão verbal às vezes costumam ser bem diferentes entre as duas variantes do idioma.

Outro idioma importante que será adicionado é o cantonês, que é o segundo dialeto mais utilizado na China. De acordo com o Google, esse vem sendo um dos idiomas mais solicitados por usuários da plataforma, mas de difícil implementação, visto que ele muitas vezes se sobrepõe ao mandarim na escrita.

A lista completa de novos idiomas pode ser conferida nessa página de suporte. Com a futura adição, o número de línguas suportadas quase dobrará em relação ao atual (133 idiomas). Os novos idiomas, segundo o Google, representam mais de 614 milhões de falantes, o equivalente a cerca de 8% da população mundial.

Apenas o começo

A adição de tantas línguas de uma única vez é um dos bons frutos recentes da inteligência artificial (IA). Segundo o Google, a expansão foi possível graças ao modelo de linguagem PaLM 2, o qual ajudou a plataforma a traduzir e aprender com mais eficiência idiomas que estão intimamente relacionados.

Publicidade

À medida que a tecnologia avança, e à medida que continuamos a fazer parcerias com linguistas especializados e falantes nativos, suportaremos ainda mais variedades de idiomas e convenções ortográficas ao longo do tempo.

Com uma iniciativa para suportar futuramente 1.000 idiomas usando IA, o Google tem priorizado nesse desafio as variantes mais utilizadas de cada idioma — o que certamente explica a adição do português de Portugal e do cantonês.

De acordo com a empresa, os novos idiomas serão disponibilizados nos próximos dias tanto na versão para a web da plataforma quanto nos aplicativos do Google Tradutor para iOS/iPadOS e Android.


Ícone do app Google Tradutor
Google Tradutorde Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 8.11.511 (182.2 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App StoreCódigo QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: 4ª temporada de “Slow Horses” estreará em 4/9; veja as primeiras imagens!

Próx. Post

WhatsApp lança eventos em grupos e testa nova interface para compartilhamento de Status

Posts Relacionados